Notícia Capixaba.
A rede elétrica que atende os produtores rurais de duas comunidades de Marechal Floriano receberá um grande reforço na capacidade e passará de monofásica para trifásica. A instalação será realizada pelo Governo do Espírito Santo, dentro do programa ‘Energia Mais Produtiva’.
A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada nesta terça-feira (04), na localidade de Araguaia, com investimentos de R$ 186 mil por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
“Vivemos hoje no setor agrícola capixaba a programação mais robusta de apoio de um governo estadual do País. A região de Marechal Floriano se destaca pela produção de cafés de qualidade e, por isso, é necessário aumentar a capacidade da rede elétrica para o uso de máquinas e equipamentos, como piladores, secadores e descascadores”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.
O reforço elétrico permitirá às famílias da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria e da Associação dos Agrodescendentes do Distrito de Santa Maria (Agrodisma) ampliarem a capacidade de produção a partir do uso de máquinas e equipamentos, como secadores, piladores e sistemas de irrigação.
“Somente de produtores rurais, serão beneficiadas 31 famílias com a rede elétrica. O reforço vai melhorar toda a questão do preparo de pós-colheita do café. Além de não dar conta da demanda, a atual rede monofásica chega a ter altos e baixos e os equipamentos com motor monofásico são bem mais caros do que os adaptados para a energia trifásica”, explicou o presidente da Agrodisma, André Luduvico Krohling.