O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Ministério Público (MPES) assinaram, neste mês de janeiro, Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com aproximadamente 20 produtores de aves de Marechal Floriano e Domingos Martins. Pelo documento, os produtores terão até fevereiro de 2016 para construir um frigorífico na região visando à regularização do abate.
Segundo o médico veterinário do Idaf, Gustavo Wassita, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, o estabelecimento será importante para atender a demanda de produção da região.
“O objetivo é que a população capixaba tenha à sua disposição alimentos de qualidade para o consumo, por isso, estamos buscando a adesão desses produtores para que adotem os cuidados necessários nos processos de abate em estabelecimentos devidamente registrados no Serviço de Inspeção Oficial”, explica Wassita.
A inspeção é obrigatória para que seja possível atestar as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização.