quinta-feira,
02 de janeiro de 2025

Turismo

Fluxo de turistas cresce durante a pandemia nos municípios da Região Serrana do Estado

Proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e sítios de agroturismo da região de montanhas do Espírito Santo estão animados com o fluxo turístico dos últimos meses, considerado superior, por alguns empresários, ao de antes do início da pandemia da Covid-19.

 

Mesmo com o importante fluxo turístico, cinco dos nove municípios que integram a região de montanhas estão classificados como risco baixo, de acordo com o último Mapa de Risco Covid-19, divulgado semanalmente pelo governo estadual.

 

Presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o empresário Valdeir Nunes destaca que a previsão de que moradores do Espírito Santo e de estados vizinhos seriam o principal público das montanhas durante e pós-pandemia, se confirmou. No último mês de janeiro, a Casa do Turista, que é a sede do Convention e o principal ponto de informações turísticas da região, recebeu 11.324 visitantes de 19 Estados brasileiros e de países como Colômbia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos da América e Paraguai.

 

“De maneira geral, as pessoas estão procurando mais por locais com muito verde, em meio à natureza e com muitas atrações. E temos tudo isso nas montanhas capixabas. Todos os estabelecimentos turísticos estão funcionando normalmente e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19”, destacou Nunes.

 

Valdeir Nunes, que também é diretor do Hotel Fazenda China Park, contou que a ocupação durante a semana, de setembro até os dias atuais, superou todos os períodos de anos anteriores. Segundo ele, em alguns momentos a ocupação chegou a 70% durante os dias de semana. Antes da pandemia, esse percentual não ultrapassava 30% -Foto: Rael Sérgio

“Aos finais de semana chegamos a 95% de ocupação. Acreditamos que após o Carnaval e com a volta às aulas, a ocupação média de hotéis e pousadas deve variar de 15% a 40% durante a semana, com maior ocupação naqueles que possuem atrações para as crianças. Aos fins de semana acreditamos em uma procura de 80% a 95%, já que com os filhos estudando, a alternativa será passeios principalmente aos finais de semana com a família”, acredita.

AGROTURISMO – O apicultor Arno Wieringa, do Apiário Florin, em Domingos Martins, que também é diretor da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), contou que o perfil dos visitantes mudou, e ele também garantiu que o fluxo é constante. “Aumentou a quantidade de clientes que procuram por um ambiente tranquilo, com qualidade de vida e que consomem produtos saudáveis. O destino de montanhas já é saudável por termos ar puro e espaços para relaxar, com contato próximo à natureza. E isso reflete positivamente para o turismo regional”, destacou.

Arno notou a presença de muitos clientes locais e que não conheciam os estabelecimentos como o dele. “Se por um lado, alguns deixaram de visitar a região, outros, que as vezes viajavam para outros locais, passaram a conhecer as montanhas. São turistas conscientes, que procuram mais informações sobre os produtos e que respeitam os protocolos sanitárias contra a propagação da Covid-19”, informou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Monte Aghá, cartão postal de Piúma pode virar rota turística e ser declarado patrimônio natural do ES

Turismo

Pedra Azul é segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking

Turismo

Iema vistoria obras de construção da sede do Parque Estadual da Pedra Azul

Turismo

Famosas rotas turísticas podem se tornar oficiais

Turismo

Confira as cachoeiras imperdíveis do Espírito Santo

Turismo

Pedra Azul está no Top 10 dos destinos mais acolhedores do Brasil

Turismo

Rota Azul deve fomentar turismo nas montanhas

Turismo

Rota turística de Venda Nova receberá pavimentação