domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Cinco projetos do governo dão entrada na Ales

Foto: Ellen Campanharo

Sessão ordinária

 

Redação

 

Foram lidas no Expediente da sessão ordinária híbrida, desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa (Ales), cinco proposições de autoria do governo do Estado. As matérias tratam de regularização fundiária, divisão de impostos com os municípios, alienação de imóveis, Previdência e do programa Nota Capixaba. 

 

Para esta última iniciativa, inclusive, os deputados já aprovaram a tramitação em regime de urgência. O Projeto de Lei (PL) 515/2020 cria o citado programa, que tem como objetivo incentivar o consumidor a solicitar a nota fiscal quando realizar compras no Estado. Dessa forma, ele ajuda a combater a sonegação e poderá concorrer a prêmios em dinheiro.

 

Outro PL lido foi o 586/2020, que altera a Lei 10.796/2017, responsável por autorizar o governo a legitimar e alienar imóveis a pessoas físicas ou jurídicas. A proposta corrige a legislação vigente que trata da regularização fundiária de imóveis localizados em Vitória, em uma área conhecida como “Fazenda Maruípe”.

 

Já o PL 585/2020 trata de critérios e prazos para repasse do Estado aos municípios de parcelas do produto da arrecadação de impostos, mais especificamente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A matéria vai ser analisada pelas comissões de Justiça e Finanças.

 

PL 510/2020 autoriza o Executivo a alienar 40 lotes de propriedade do Estado. O maior deles, com área de 18 mil metros quadrados, está localizado no Centro Industrial da Grande Vitória (Civit), em Serra. Os demais ficam em Baixo Guandu.

 

Por fim, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2020 faz modificações na Fundação de Previdência Complementar do Estado (Preves). A finalidade é permitir que a entidade ofereça plano de previdência complementar a outros entes federativos, além dos municípios.

 

Novos projetos

 

Mais 13 proposições de origem parlamentar deram entrada na Ales nesta terça. O Projeto de Lei (PL) 572/2020, do Dr. Emílio Mameri (PSDB), institui a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da Covid-19 no Estado; e o PL 582/2020, de Enivaldo dos Anjos (PSD), reconhece para todos os efeitos legais a surdez unilateral como deficiência auditiva. Ambas as matérias foram encaminhadas aos colegiados de Justiça, Saúde e Finanças.

 

De autoria de Capitão Assumção (Patri), o PL 577/2020 cria o Benefício de Seguridade e Irredutibilidade Salarial (Bensis) aos militares estaduais inativos e pensionistas militares, em caráter transitório e temporário. A proposta vai tramitar pelas comissões de Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças.

 

Três projetos vão ser analisados pelos colegiados de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças. O PL 573/2020, do Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), que obriga as operadoras de telefonia móvel e fixa a disponibilizarem em seus respectivos portais extrato detalhado de conta das chamadas telefônicas e serviços nos planos pré-pagos.

 

Os demais são o PL 575/2020, do Dr. Rafael Favatto (Patri), que proíbe farmácias e drogarias de exigirem o CPF do consumidor, no ato da compra, sem informar de forma adequada e clara, a concessão de descontos; e o PL 576/2020, de Torino Marques (PSL), que obriga as empresas fabricantes e instaladoras de vidros a aplicarem película protetora no material destinado a boxes de banheiros. 

 

Sete iniciativas vão ser avaliadas apenas pela Comissão de Justiça em virtude de suas peculiaridades. O PL 569/2020, de Doutor Hércules (MDB), declara de utilidade pública a Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa); enquanto o PL 581/2020, de Favatto, altera a ementa e o artigo 1º da Lei 11.209/2020, denominando “Os Passos de Anchieta” a rota turística percorrida pelo Padre Anchieta, na faixa litorânea estadual, entre os municípios de Vitória e Anchieta.

 

O PL 571/2020, do Coronel Alexandre Quintino (PSL), inclui como utilidade pública a Academia das Artes, Cultura e Letras do Município de Marataízes e do Estado. Já o PL 570/2020, de Assumção, pretende incluir no calendário oficial de eventos do Espírito Santo a Liga Capixaba de Basquete.

 

As últimas três proposições são todas de Adilson Espindula (PTB): o PL 574/2020 institui a Semana da Avicultura, a ser comemorada na última semana do mês de agosto, que compreende o dia 28 de agosto, Dia da Avicultura; o PL 578/2020 cria o Dia da Juventude Rural, a ser comemorado, anualmente, no dia 26 de abril; e o PL 583/2020, estabelece o Dia do Suinocultor, a ser comemorado, anualmente, dia 24 de julho.

 

Também constava no Expediente o PL 580/2020, do Delegado Danilo Bahiense (sem partido), que obriga as concessionárias de serviços públicos que operam nas rodovias do Estado a fornecerem dispositivos eletrônicos (tags) aos veículos das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias, mas o mesmo foi retirado para correções a pedido do autor.

 

Vetos

 

A pauta da Ordem do Dia trazia quatro vetos governamentais a matérias de origem parlamentar. Contudo, nenhum deles foi analisado porque o deputado Vandinho Leite (PSDB) solicitou prazo regimental no item que encabeçava a pauta e “trancou” a mesma. O veto parcial é referente ao PL 273/2019, de Carlos Von (Avante), que proíbe estabelecimentos do setor hoteleiro de utilizarem placas informativas com os seguintes dizeres: “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no quarto/apartamento”.

 

Com o trancamento da pauta todos os itens que fazem parte dela permanecem e podem ser analisados na próxima sessão ordinária híbrida, a ser realizada na manhã desta quarta-feira (9).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia