quinta-feira,
23 de janeiro de 2025

Saúde

Especialistas dão dicas de alimentação e comportamento no período do isolamento social

Foto: Governo ES

 

Redação

 

No período em que boa parte das pessoas está em isolamento social, com objetivo de se prevenir do Covid-19, algumas dicas, como manter uma alimentação saudável, são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

A nutricionista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, Sabrina Coelho, explica que a alimentação correta não previne o vírus nem qualquer outra virose, no entanto, quando feita de maneira adequada, auxilia no fornecimento de nutrientes e mantém todos os órgãos e sistema funcionando em harmonia. “Para o fortalecimento do sistema imunológico necessitamos observar os alimentos que são ricos em antioxidantes como frutas, verduras e legumes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda cinco porções diárias de frutas e hortaliças”, afirmou.

 

Para a profissional, é essencial observar os alimentos que estão sendo ingeridos, pois no momento que muitos estão em casa, em sua maioria, sem fazer nenhuma atividade física, aumentam as chances de ganhar peso. “É um período bem delicado e a tendência é consumir mais alimentos. Por isso, é importantíssimo evitar aqueles que possibilitam o agravamento do processo inflamatório: frituras, excesso de açúcar, óleo de soja, entre outros. Além disso, é indispensável beber, no mínimo, dois litros de água por dia, além de suco natural de fruta e chás”, explicou.

 

Sabrina acrescentou que nesse período, que não é recomendado dar uma volta no calçadão ou no parque para se beneficiar de uma exposição ao sol, é importantíssimo reforçar a alimentação. “A vitamina D é muito importante na absorção do cálcio e ajuda a fortalecer os ossos. Por isso, invista no consumo de peixes, ovos, leite e queijos”, ressaltou.

 

Atividades durante o período da quarentena

 

E como desviar o foco do cenário atual? Algumas ações simples, como associar alimentação adequada com atividade física, são indispensáveis para manter a saúde em dia. A psicóloga do HEUE, Priscila Saiter Assis, orienta a criar rotinas nesse período de isolamento social. “Nesse momento tão delicado, alguns comportamentos podem ajudar a lidar com a ansiedade. Crie a rotina mais saudável possível, estipulando horários para as atividades, como por exemplo, acordar ou se exercitar. Além disso, programe-se para fazer coisas que antes faltava tempo, como preparar a mesa e almoçar com a família”, comentou.

 

De acordo com a psicóloga, o interessante é buscar uma atividade diária e alternativas que ocupem o tempo no período da quarentena. “Se desligue um pouco dos noticiários. Busque ler conteúdos que tirem o foco do cenário atual. Use a tecnologia ao seu favor, ligue para amigos, faça chamada de vídeos para a família”, recomendou.

 

Sobre a Pró-Saúde

 

O HEUE é uma unidade pública de saúde, referência capixaba para o atendimento de traumas, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa). 

 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro