Por Rael Sérgio
Cerca de 15 famílias de apicultores da localidade de Boa Esperança, zona rural de Marechal Floriano, região de montanhas do Estado, foram beneficiados com a instalação da Casa do Mel.
O local que foi recentemente inaugurado será utilizado por pequenos produtores de mel da região para fazer a manipulação e armazenagem do produto, se tornando uma fonte de renda para as famílias.
A produção que pode chegar a 50 toneladas por ano, e gera renda e trabalho direto para cerca de 50 a 80 pessoas da localidade, agora com esse novo espaço, todos saem ganhando nesse processo. Visto que o consumidor tem a garantia de que está comprando um produto que foi produzido, observando as regras sanitárias, representando menor risco para a saúde.
Agora com um local próprio de 145 m², o produtor também amplia os mercados e espaços para comercialização da produção, sendo que a Associação assume um papel importante, principalmente pelo ganho de escala de produção em competitividade, quando comparado com produção individual.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Cabral, autor da indicação da “Casa do Mel”, informou que a Casa também funcionará como divulgadora do potencial da produção local e da própria cidade, que ganhará mais um ponto turístico.
“Agora com um local adequado, os produtores se sentirão mais motivados a investir na apicultura e abraçar este segmento do mercado que só tende a crescer”, disse Cabral.