sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Linhas de ônibus para local de votação da eleição do Conselho Tutelar terão reforço em Cachoeiro

Foto: Márcia Leal

Elas vão circular com horários de dias úteis, neste domingo (6), para facilitar o acesso e a participação de eleitores

 

Redação

 

As linhas de ônibus que atendem a região da escola estadual CEI “Áttila de Almeida Miranda”, no bairro Vila Rica, vão circular com horários de dias úteis, neste domingo (6), durante a eleição dos novos conselheiros tutelares de Cachoeiro, que será realizada das 8h às 17h, na unidade de ensino. O objetivo do reforço no atendimento é facilitar o acesso e a participação de eleitores na votação.

 

De acordo com a Agersa, agência municipal reguladora do transporte coletivo, as linhas que serão reforçadas são: Circular Alto Novo Parque via Vila Rica e Circular Rodoviária via Vila Rica e Gilson Carone X Centro via Vila Rica. Os horários podem ser consultados no site www.novotrans.com.br.

 

A votação é secreta, será realizada em 28 urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral e, tal qual ocorre nos pleitos para a escolha dos membros do legislativo e executivo, uma lista com os nomes e números dos candidatos será afixada nos locais. Para votar, será necessário apresentar um documento com foto. Cada eleitor pode votar em apenas um candidato.

 

Vinte e nove candidatos estão em campanha para ocupar as 10 vagas das duas regionais do conselho, que é uma das instâncias responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, fazendo valer as leis que as protegem. Para chegar a essa etapa, eles passaram por uma série de outras, incluindo uma prova de caráter eliminatório sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Os dez mais votados e seus suplentes tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020, depois de passarem por uma qualificação. Eles aprenderão sobre assuntos ligados à área, como a atribuição de cada poder e a rede de serviço de proteção e garantia de direitos. O mandato de conselheiro tutelar é de quatro anos.

 

Exercício democrático

 

Diferente das eleições convencionais, a escolha dos conselheiros tutelares não obriga os eleitores ao voto. Ele é facultativo. Mas a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Consemca), Claudineia Debona, lembra que essa participação é essencial.

 

“É uma função de grande relevância social, pois eles atuarão como guardiões dos direitos de crianças e adolescentes, proporcionando a garantia de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social”, lembra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES