sábado,
19 de abril de 2025

Especial

Desempregados, jovens empreendem para driblar a crise em Alfredo Chaves

Foto: Clovis Rangel 

 

Clovis Rangel 

 

Ser um grande profissional do setor privado ou público está deixando de ser o sonho dos jovens brasileiros e não é novidade para ninguém que a crise econômica deixou milhares deles desempregados. Aproximando essa realidade, até o final do ano passado 219 mil capixabas estavam sem trabalho, de acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

Em contramão, segundo descobertas do Sebrae/IBQP, 15,7 milhões de brasileiros entre 18 e 34 anos estão indo atrás de informações para abrir um negócio ou já estão com uma empresa em atividade.

 

A alfredense Jaluza Peixoto, 31, é um bom exemplo disso. Ela deu outro sabor para sua vida logo após ter saído do seu último emprego. Ela virou microempreendedora individual (MEI) no ramo de bebidas e alimentação e hoje participa de grandes eventos vendendo suas receitas. A mais famosa é o macarrão feito em um disco de arado. 

 

“Fiquei apreensiva, mas nem pensei duas vezes. Me inscrevi no MEI e tem dado certo, consigo faturar mais do que eu recebia. Monto meu estande nas festas e comercializo meus salgados, porções e drinks. Mas o macarrão é prato preferido pelos clientes”, afirma. 

 

Jaluza diz que o principal ingrediente para sucesso foi sua ousadia e seriedade. “Fui acrescentando acompanhamentos incomuns ao macarrão, como o bancon, o milho verde, molhos, verduras e carnes. Outra coisa importante, é que o microempreendedor deve estar totalmente  de acordo com a lei”, salienta. 

 

Um levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 80% foram MEIs. Formalizado por meio do programa, o microempreendedor terá cidadania empresarial: CNPJ, direitos e benefícios, com menos custos. 

 

Acesse www.portaldoempreendedor.gov.br e saiba como formalizar-se. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Especial

Visita ao Parque Estadual da Pedra Azul vira livro escrito por criança de 6 anos

Especial

Dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do ES, a ‘Pedra Azul’, completa 33 anos de conservação

Especial

Giovana Schneider faz sucesso como colunista do jornal NC e bate recorde de acessos

Especial

Morre Sidney Poitier, 1º negro a ganhar Oscar de melhor ator

Especial

BIOLOGIC, uma marca que virou referência em Vargem Alta

Especial

Confira a entrevista com o Coronel Marcelo Muniz, ex-comandante do Comando de Polícia Ostensiva Serrano

Especial

Brasil tem 30 mil crianças acolhidas e 5 mil aptas para adoção

Especial

Livro de ex-moradora de Vargem Grande de Soturno explica a importância da união em prol do planeta de forma lúdica