Em janeiro, hospitais filantrópicos, abrigos de idosos, serviços de acolhimento de crianças e adolescentes e outras entidades socioassistenciais de Cachoeiro receberam da prefeitura 19 toneladas de alimentos.
Os itens – legumes, frutas, verduras, ovos e outros gêneros alimentícios – foram repassados por meio do Banco de Alimentos, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
São produtos frescos e saudáveis da agricultura familiar, distribuídos pelo Banco de Alimentos – Foto:secom/PMCI |
Metade dos gêneros alimentícios foi comprada da agricultura familiar do município, pela prefeitura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A outra metade foi proveniente da captação de produtos doados por agricultores da região.
Foram contempladas, ao logo do mês, as seguintes instituições e equipamentos de assistência social: Aprisco Rei Davi, Recanto da Criança, Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá (para pessoas em situação de rua), Projeto Casa Verde, Grupo de Apoio A Pessoas Vivendo com HIV/aids (Gaasv), Hospital Evangélico, Hospital Infantil, Santa Casa de Misericórdia, Lar Adelson Rebello, Lar João XXIII, Lar Nina Arueira, Legião da Boa Vontade (LBV), Centro de Convivência Vovó Matilde e Centros de Referência de Assistência Social.
"Essas doações mensais que fazemos contribuem com o orçamento das entidades, ao possibilitar a elas a redução de custos com a aquisição de alimentos para as refeições que servem aos seus públicos. Além disso, as instituições podem complementar essas refeições com produtos frescos e saudáveis da agricultura. E os recursos que economizam podem ser investidos em outras ações em benefício das pessoas que elas assistem", destaca a secertária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.
Outras ações de segurança alimentar
Outras ações de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Semdes também alcançaram resultados expressivos em janeiro.
A padaria comunitária mantida pela secretaria, por exemplo, forneceu 5 mil pães para o Recanto da Criança, Aprisco Rei Davi, Apae, Lar João XXIII, Centro de Convivência Vovó Matilde. Cerca de 250 pães são produzidos diariamente e entregues ainda frescos às instituições.
Ainda no mês passado, a Semdes entregou cestas de alimentos a 344 famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas pela pasta.