domingo,
22 de dezembro de 2024

Educação

Projeto de Lei do Capitão Assumção (PL) bane diversidade sexual de grade escolar

Redação

 

Materiais didáticos que abordem movimentos sobre diversidade sexual ficarão proibidos de integrar a grade curricular de escolas públicas e privadas, se o Projeto de Lei (PL) 255/2022 for aprovado na Assembleia Legislativa e virar lei. A proibição apresentada pela medida também se estende a temas que façam referência a preferências sexuais. A iniciativa é do deputado Capitão Assumção (PL).

 

Caso o disposto na iniciativa parlamentar seja desrespeitado, a instituição infratora poderá sofrer sanções que incluem advertência e multa de 200 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) a 300 mil VRTEs – entre R$ 807 e R$ 1.210.500 na cotação atual. Se houver reincidência, a multa será dobrada e o alvará de funcionamento cassado. 

 

O documento reconhece o protagonismo dos pais na escolha da educação religiosa e moral dos filhos. De acordo com Assumção, boa parte das escolas não cumpre o seu papel e, “por cumplicidade, conveniência ou covardia”, tornam-se “meras caixas de ressonância” de doutrinas.

 

“(…) A doutrinação política, ideológica e sexual em sala de aula ofende a liberdade de consciência do estudante; afronta o princípio da neutralidade política e ideológica do Estado, bem como ameaça o próprio regime democrático, na medida em que instrumentaliza o sistema de ensino com objetivo de desequilibrar o jogo político (…), afirma o autor. 

 

Dessa forma, diz o deputado, essas práticas violam não só a Constituição Federal, como o artigo 12 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 

 

Tramitação

 

A matéria receberá parecer das comissões de Justiça, Educação e Finanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro