Redação
Neste mês de abril, aproximadamente 500 pessoas participaram de uma pauta concentrada de processos envolvendo uma financeira na Comarca de Cachoeiro de Itapemirim. A ação aconteceu entre os dias 11 e 20 de abril, na sede da 2ª subseção da OAB-ES, e resultou em desconto de 50% no valor da dívida para quem decidiu participar.
Somado, o débito das consumidoras e consumidores chegava a R$ 515.216,00, número que foi reduzido para R$ 258.608,02 após as negociações. Em apenas um dia, foram alcançados 11 acordos em processos de uma única vara cível. Uma vitória para a equipe de 20 conciliadoras e conciliadores que realizou mais de 120 audiências durante o período.
Segundo o chefe de sessão do Nupemec, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Weber Andrade de Oliveira, “os consumidores saíram bastante contentes com o resultado e, para nós, servidores, é muito gratificante auxiliar a população, contribuir para a finalização de processos que estavam em tramitação na justiça”.
E novas pautas concentradas já estão previstas para maio, junho e julho em Cachoeiro de Itapemirim e serão realizadas novamente pelas equipes do 6º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Nupemec, que é supervisionado pela desembargadora Janete Vargas Simões.
Os processos são selecionados pelas juízas e juízes das Varas Cíveis, mas pessoas interessadas em conciliar podem manifestar o interesse em resolver seus conflitos por meio de métodos adequados de solução de conflitos a qualquer momento.
Saiba mais em: http://www.tjes.jus.br/institucional/nucleos/nupemec/.