Eduardo Antunes
A ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo) elegeu, neste mês, em Assembleia Geral, a nova Diretoria Administrativa e conselho fiscal para o biênio 2023/2024. Como Diretor Presidente, foi eleito o vereador e chefe do Poder Legislativo de Marechal Floriano, Cezar Tadeu Ronchi Júnior (PSDB), que ocupou a vice-presidência da associação, no biênio anterior.
Com a proposta de proporcionar qualificação aos parlamentares e unificar as câmaras em um projeto comum, para fortalecer as casas de leis capixabas, a instituição foi fundada em 2017. Os legislativos associados contam com capacitações, palestras sobre temas atuais, como processo legislativo, fiscalização sobre o Executivo e outras atribuições dos vereadores para um melhor desempenho e qualidade em sua atuação parlamentar. Servidores e assessores, também contam com programas de capacitação e palestras com vistas ao aprimoramento do suporte aos mandatos e trâmites internos do Legislativo.
Além do diretor presidente eleito, foram empossados os vereadores: William de Souza Duarte (PSDB – Marataízes); Braz Zagotto (PV – Cachoeiro); Orlando Alves do Santos Netto (PTB – Itaguaçu); Sergio Angeli Lagos (PDT – Santa Leopoldina); Brunella Colombo dos Santos (PSDB – Itarana) e Juscelino Henck (PSD – Baixo Guandu), como vice-diretor presidente, secretário geral, secretário adjunto, 1º diretor financeiro, 2ª diretora financeira e diretor de relações institucionais, respectivamente.
Da esquerda para a direita: Juscelino Brzesky, Waguinho França, Cezinha Ronchi, deputado Alcântaro Filho, Cesar Albenes e Gilsinho Gomes. Crédito: Cícero Modolo (10/02/2023) |
POLÍTICA ‘ESTÁ NO SANGUE’: LINHAGEM DE POLÍTICOS COM MANDATOS HÁ MAIS DE UM SÉCULO
Para o presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, dizer que “a política está no sangue”, é bem mais que um clichê, ou um simples jargão criado. Cezar Tadeu Ronchi Júnior (51) reside no distrito florianense de Araguaia, é adepto do estudo historiográfico de sua região e família. Foi na região da Galícia, Espanha, que seu bisavô materno, Alfonso Alvarez Rico, foi prefeito, sendo o precursor da família no poder.
Como essa tradição, de mais de um século, não poderia ser mais literal, seu bisavô paterno, Jacomo Ronchi, foi eleito juiz distrital, em 1920. Entre 1930 e 1937, Ronchi foi vereador no município de Domingos Martins. Já Honório Reggiani (tio bisavô), foi vereador por Cariacica entre 1959 e 1966, vice-prefeito (1967 a 1970) e deputado estadual (1971 a 1974).
Cezinha Ronchi, como é conhecido em Marechal Floriano, também teve dois tios avós como vereadores de Domingos Martins: Hilton Ezequiel Ronchi, entre os anos de 1955 e 1962, quando foi presidente da Casa, e também, Ilson Ronchi, que ocupou a cadeira de 1971 a 1972.
Seu pai, Cezar Tadeu Ronchi, foi vereador pelo mesmo município (1988 a 1992) e, após a emancipação de Marechal Floriano, ocupou uma cadeira no Legislativo municipal entre os anos de 2005 e 2008. Atualmente, Cezinha está no terceiro mandato consecutivo e ocupa a presidência da Casa pela segunda vez.
RECONHECIMENTO, GRATIDÃO E DESAFIOS
Após ser eleito e empossado, Ronchi falou ao portal Notícia Capixaba sobre como será sua atuação frente a muitos desafios. O tucano traçou como objetivos principais, a filiação do maior número de câmaras possível, a adesão à UVB (União dos Vereadores do Brasil) e realizar intercâmbio com outras entidades legislativas do país, em busca de boas práticas em gestão e processo legislativo.
A criação de um banco de dados de projetos de Lei, continuar com a realização de eventos, como seminários, palestras e capacitações, para parlamentares e servidores dos legislativos municipais, também estão no radar da gestão do novo presidente, que pontuou a importância de visitar todas as câmaras do estado, com o objetivo de ouvir sugestões, absorver experiências e realizar uma gestão participativa.
Ao final da entrevista, Cezinha Ronchi fez agradecimentos e sinalizou gratidão aos que caminharam junto com ele, além da importância do cargo para um vereador de município com menos de 20 mil habitantes.
“Eu agradeço a todas as Câmaras Municipais que apoiaram nosso nome para uma chapa de consenso, visando dar continuidade a atual gestão, na qual eu era o vice-presidente e a gente pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado. Agradeço muito ao apoio do presidente da Câmara de São José do Calçado, vereador Waguinho, ao qual eu tive a honra de ser vice-presidente da associação”.
“Agradeço muito ao meu amigo, meu cabo eleitoral e entusiasta, o Juscelino Brzesky, que é o nosso superintendente, que com certeza vai continuar sendo alguém que dá a vida pela Ascamves e a gente vai se dedicar ao máximo para honrar essa indicação do nosso nome, a gente sendo de um município pequeno, como Marechal Floriano e elevar o nome de nossa cidade, não só a nível estadual, mas também a nível nacional, com uma gestão participativa, de capacitação dos vereadores e vereadoras do estado do Espírito Santo”, concluiu o presidente da Ascamves.