Eduardo Antunes
O impacto das chuvas e o grande número de queda de barreiras, no município de Marechal Floriano, tomou conta do debate, durante a 23ª Sessão Ordinária do Legislativo florianense. A íntegra da Sessão, com os debates e votações, pode ser acompanhada através do vídeo acima.
A cidade de característica montanhosa, possui número expressivo de moradias em área de risco, que causa risco à integridade física das famílias que ocupam encostas, o que torna urgente a tomada de medidas pelo município, como obras estruturantes, que aumentem a segurança destes locais. O implemento de ferramentas que tornem mais seguro o acesso às unidades escolares, também foi debatida pelos parlamentares, com o apontamento de sugestões à Secretaria Municipal de Educação.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Felipe Del Puppo (Rede)/ Fotos: Eduardo Antunes |
Da tribuna, os vereadores abordaram estes e outros temas. Felipe Del Puppo (Rede) sugeriu a adoção do botão do pânico, no formato equivalente ao anunciado pela capital, com o acionamento da polícia, em casos de emergência, nas escolas.
Renato Werneck (PSDB) |
Renato Werneck (PSDB) citou a forma em que crianças e adolescentes são educadas, com maior acesso a jogos que estimulam a violência armada e menor interação com a família.
Natalino Bianqui (PRTB) |
Natalino Bianqui (PRTB) também abordou o tema. Todos os vereadores assinaram o Requerimento de nº 121/2022, que visa a adoção de mecanismos que proporcione segurança à comunidade escolar do município.
PERIGO COM AS CHUVAS
Abrâo Kiffer (PTB) |
Abrâo Kiffer (PTB), atua como operador de máquinas e se mostrou sensibilizado com a situação das encostas.
Cezinha Ronchi (PSDB) |
Cezinha Ronchi solicitou o gradeamento da parte urbana do córrego Batatal e apelou à população para que não jogue lixo nos mananciais, onde também pediu sua limpeza. O presidente da Casa relatou que, em acompanhamento aos trabalhos, foram retirados móveis, como cama e guarda-roupa do córrego mencionado.
Ainda sobre o escoamento da água pluvial, Natalino busca informações, junto ao Executivo, sobre a vazão do Rio Jucu Braço Sul, com a bitola das vigas da ponte, que está sendo construída, entre a Avenida Arthur Haese e a Rua Delimar Schunk. Bianqui voltou a buscar respostas sobre as encostas na Rua Thieres Veloso e região do Ponto Frio, além do alagamento na Rua Clara Endlich. O vereador ainda solicitou a abertura de uma nova rua, entre o morro da Macefel, com ligação à Rua Laura Littig Kuster.
Todos os nove vereadores assinaram proposição que solicita, ao Executivo, a construção, de forma urgente, de contenção de encostas, na Rua Agostinho Entringer.
CULTURA
Navar Boeno (PSB) |
Em Plenário, o vereador Navar Boeno (PSB) aprovou pedido à Secretaria estadual de Cultura onde busca, incentivo e fomento para a realização de eventos culturais no município, como forma de movimentar o setor e gerar emprego e renda no município.