Rael Sérgio/Ana Paula Mill.
Uma festa que iniciou em 2012, com o objetivo de manter as tradições e a cultura alemã, no distrito de Santa Maria, em Marechal Floriano, já vai para sua 3º edição da Noite Alemã, entres os dias 16 e 17 deste mês. De acordo com os organizadores, são esperadas cerca de 3 mil pessoas, durante o evento.
A região de Santa Maria de Marechal, foi colonizada por imigrantes Alemães no ano de 1879, vindas da cidade de Sulzheim, no Hessen. Tradições trazidas pelos imigrantes são conservadas até os dias atuais, como a Língua, a música, a culinária, as danças folclóricas e as festas típicas.
Durante o evento, são servidos os tradicionais pratos da culinária alemã, além de muito chopp, que não pode faltar. Muita música e dança fazem parte da programação da Festa Alemã.
No sábado (16) acontece a 3ª Noite Alemã. A entrada é permitida somente com convite individual. A festa começa às 17 horas, com a recepção dos grupos e convidados. Às 19 horas, será servido o jantar típico alemão. A apresentação dos grupos folclóricos está marcada para as 20 horas. Para finalizar a noite, a partir das 20 horas tem baile típico alemão, com o grupo “Os Tradicionais Pomeranos”.
Já no domingo, a festa é aberta ao público, com entrada franca. Às 10 horas, tem celebração em Ação de Graças. Às 11 horas, será servido o almoço comunitário ao som de bandinhas e danças típicas. A partir das 13 horas, começa a tarde dançante com a Banda Fröhlich. Às 15 horas, sobe ao palco Léo Santos e Banda. O encerramento está previsto para as 17 horas.
A realização é dos grupos de dança Grünes Tal – que completa 20 anos – e Kindertanz. A festa tem o apoio cultural do Consulado Honorário da República Federal da Alemanha no estado do espírito Santo, da Prefeitura de Marechal Floriano e dos Criativos Comunicação e Eventos.
O Grupo de Danças Alemãs “Grünes Tal” foi criado em 1994, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a cultura Alemã, mantendo-se em atividade até os dias atuais. Conta, atualmente, com 40 componentes, com idades entre 15 e 25 anos, e realiza apresentações nos principais eventos municipais, estaduais e nacionais.
O Grupo Infantil de Danças Alemãs “Kindertanz” foi criado no ano de 2011, com o objetivo principal de despertar nas crianças o gosto pela cultura, perpetuando, dessa forma, as tradições de nossos ancestrais. Conta atualmente com 40 crianças, que também têm feito apresentações em nível municipal e estadual, todas devidamente trajadas e com vasto repertório de danças folclóricas.
Para celebrar e reunir todas as atividades culturais desenvolvidas na comunidade, foi criado no ano de 2012 o evento denominado “NOITE ALEMÔ, em que são servidos pratos típicos da culinária Alemã, acontecem apresentações de Grupos Folclóricos locais e convidados, além de um baile típico com bandinhas alemãs. Tudo isso acompanhado de muito chopp e alegria.
Em 2014, em comemoração aos 20 anos do Grupo “Grünes Tal”, o nome da festa foi modificado para “DEUTSCHES FEST” (Festa Alemã), passando para dois dias de evento. Para esta edição, há uma estimativa de publico de 3 mil pessoas.
Além disso, o evento proporciona aos grupos, que são os organizadores da festa, a oportunidade para conseguir recursos para a manutenção das atividades durante o ano.