Por Eduardo Antunes/Rael Sérgio
Faltando pouco menos de dois meses para concluir seu quarto mandato à frente da prefeitura de Marechal Floriano, o prefeito João Carlos Lorenzoni, popularmente conhecido por Cacau Lorenzoni (PSB), recebeu com exclusividade o portal Notícia Capixaba em seu gabinete para agradecer a população e traçar seus objetivos futuros.
Com 57% de ótimo e bom e apenas 18% de reprovação, em levantamento realizado pelo portal Notícia Capixaba, durante o período eleitoral, o prefeito continua seu plano de obras no município, com previsão de inauguração de creche, início de pavimentação e mais uma creche e uma unidade de saúde em fase de conclusão, para o próximo prefeito inaugurar logo no início de seu mandato.
AGRADECIMENTOS
Com seu nome marcado na história da cidade serrana, Lorenzoni fez um agradecimento a Deus e aos moradores de Marechal por confiarem em sua pessoa para o desafio de gerir o município, administrando as demandas que emergiram, desde os últimos quatro anos do século XX e quatro primeiros dos anos 2000, até seu retorno, há oito anos, já na era tecnológica e com a legislação mais rigorosa para os órgãos de controle fiscalizarem os atos administrativos.
Com sua fé cristã, nos últimos dias, o prefeito esteve em Aparecida do Norte – SP, no santuário da padroeira do Brasil e visitou a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, onde rezou em agradecimento pelas vitórias obtidas e por ter chegado até o momento atual, com grande desenvolvimento socioeconômico e empregabilidade em alta na cidade em que administra pela quarta vez.
DESENVOLVIMENTO DE MARECHAL FLORIANO
Ainda sobre o desenvolvimento de Marechal Floriano, Cacau lembra que, anteriormente, havia pouco mais de 12 mil habitantes, dando um salto para quase 19 mil habitantes estimados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos dias atuais.
Outra mudança que o prefeito aponta é a procura por emprego, onde há alguns anos, faltavam vagas de trabalho, hoje, as pessoas se qualificaram, muitos com ensino superior e os setores, comercial e empresarial procuram e não conseguem encontrar mão de obra. “As empresas estão trazendo mão de obra da Grande Vitória para suprir a falta de trabalhadores em suas atividades econômicas”, pontuou Lorenzoni.
O prefeito ressaltou que sua gestão, atenta a estes novos desafios, buscou ampliar o atendimento primário na saúde, com maior oferta de equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), maior oferta de atendimento médico com especialidades e, também para dar condições às mães solo e famílias terem vagas nas creches, para ter um local seguro, quando estiverem no trabalho.
Ainda sobre essa dinâmica das demandas da população, o gestor ponderou que, com o grande número de estudantes universitários, a prefeitura passou a dar ajuda de custo aos estudantes de cursos técnicos e universitários, no valor de R$ 210 para incentivar o estudo e a qualificação profissional.
Outra ação de sua gestão, foi o convênio com uma universidade, situada na Grande Vitória, para a concessão de bolsas, onde os servidores públicos municipais, interessados em estudar, terão desconto de 20% na mensalidade de cursos de graduação presencial e de até 50% na modalidade EAD.
ADMINISTRAÇÃO EM RITMO FORTE COM OBRAS E ENTREGAS À POPULAÇÃO
O prefeito ressaltou que, mesmo após as eleições, a administração não para. As obras em andamento estão para ser concluídas, sendo que a creche, no trevo de Parajú deve ser inaugurada, ainda este ano e a unidade de saúde, em construção ao lado, deve ser inaugurada no início da próxima gestão, assim como a creche, em construção na comunidade de Victor Hugo.
Todos recursos das obras em andamento estão reservados para o pagamento das empresas contratadas, sem onerar os cofres públicos na próxima gestão. Lorenzoni ainda mencionou outras obras realizadas nos últimos oito anos, como a creche de Santa Rita, o complexo esportivo, no centro comercial expandido da Avenida Arthur Haese, o espaço de lazer, incluindo os parques infantis, na Avenida Presidente Kennedy, além de mais de 200 quilômetros de pavimentação por todo município, que ainda está recebendo calçamento até dezembro.
FUTURO E PROJETO POLÍTICO
O prefeito tem uma amizade de longa data e de muita lealdade, com o governador do Estado, José Renato Casagrande (PSB). Neste período, em que se especula muito sobre onde estarão as lideranças políticas no próximo ano e, em 2026, quando haverá eleições em nível estadual e federal, o questionamento aos atores políticos mais relevantes vem a todo momento. Questionado pela reportagem, Cacau não escondeu que há muita sondagem e conversa sobre o assunto.
Entre as costuras, o prefeito afirmou que o governador já o chamou para conversar, mas não pode adiantar onde poderá atuar em uma possível ida para compor o governo Casagrande. Sua prioridade é tirar um período de descanso, junto a família, em busca de revigorar as energias. Após essa etapa, deve fechar seu futuro, para ajudar o grupo de Casagrande.
Questionado se poderá disputar uma vaga de deputado estadual, ou até federal, o prefeito não revelou seus planos, pois ainda não é o momento. Ao ser questionado de forma mais profunda, se também pode assumir a posição de suplente de senador e uma possível atuação no senado, numa possibilidade de Casagrande ser eleito senador e assumir um ministério no Governo Federal, Lorenzoni, com muita simplicidade, colocou que faz parte de um grupo político e onde for ajudar da melhor forma, vai estar na missão que for decidida de forma coletiva, junto a seus pares.
DUPLICAÇÃO DA BR-262
O prefeito ressaltou a importância da articulação do governador Renato Casagrande, junto ao Governo Federal, Ministério Público Federal e dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, além do governo mineiro, para o acordo de pagamento de reparação de danos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana – MG.
Nessa negociação, Casagrande conseguiu incluir as obras de duplicação da Rodovia BR-262, que está fora da bacia do Rio Doce, com o aceite das outras partes envolvidas. São R$ 2,3 bi destinados para a obra, que já tem o projeto de engenharia em elaboração, junto ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), sendo concluído em julho de 2025.
Cacau Lorenzoni comemorou a ação do governador, no acordo assinado no dia 25 de outubro. Para ele, a qualidade de vida do morador de Marechal Floriano vai melhorar ainda mais, com a segurança no trânsito, nos deslocamentos para o trabalho e lazer, além de idosos e crianças, que ao acessar as escolas, atravessam a rodovia, marcada por muitas mortes por acidentes automobilísticos.
“O turismo vai ter um impulso”, aponta o prefeito. Ele relata a dificuldade de enfrentar o grande fluxo de veículos durante os finais de semana, com horas de engarrafamento nos trechos mais sensíveis e o risco que moradores e viajantes correm no trecho de montanhas.
APROVAÇÃO
Lorenzoni afirmou que sua aprovação é fruto de muito trabalho, mesmo tendo sido reeleito, ele repetiu que foi para Marechal Floriano para trabalhar e fazer a cidade crescer e para criar sua família, assim como muitos moradores que escolheram a cidade para viver.
“Marechal Floriano está entre um dos melhores municípios para viver, onde há qualidade de vida, obras para atender as demandas da população, emprego e vaga na creche para as mães poderem trabalhar. É um lugar abençoado, com o clima considerado o terceiro melhor do mundo e um povo trabalhador”, declarou.
Ele aponta que há muito a ser feito e que a sociedade evolui. Lorenzoni ressalta o papel do governador na grande quantidade de parcerias para realizar obras e agora, a duplicação da BR-262 para fazer a cidade se desenvolver ainda mais e proporcionar maior qualidade de vida a seus moradores e visitantes.
PREFEITURA SERÁ ENTREGUE COM CONTAS EM DIA
O prefeito voltou a agradecer a Deus e a população pela missão de ser um homem público, uma vez que teve a maior parte de sua vida dedicada a servir, sendo vereador, prefeito e deputado. Como novos desafios virão, Cacau se mostra muito disposto a continuar contribuindo, com muita energia, para o desenvolvimento de Marechal Floriano e municípios vizinhos.
Antes de encerrar, Lorenzoni ainda desejou ao futuro prefeito que faça uma boa gestão. “A prefeitura vai ser entregue com as contas em dia, recursos para concluir as obras em andamento e tudo o que precisa para o morador de Marechal Floriano ter uma cidade melhor”, finalizou o prefeito.
Uma resposta
Cacau é um bom profissional! Sinto prazer em viver aqui em Marechal. Gratidão!