Por Redação do NC
Nas últimas sessões, os conselheiros do TCE-ES aprovaram as contas de seis prefeituras municipais, dentre elas, de Marechal Floriano. Também foram julgadas regulares as PCAs de cinco câmaras e dois órgãos.
A PCA de 2022 da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano foi aprovada com ressalvas pelo TCE-ES. O responsável, na ocasião, o prefeito João Carlos Lorenzoni, conhecido na cidade das orquídeas como, “Cacau”.
A decisão é do relator do processo, conselheiro Carlos Ranna, que manteve no campo das ressalvas. Porém, agora como já é de praxe, as contas seguem para análise da Câmara Municipal para a aprovação final.
Neste ano de 2024, todos os municípios brasileiros escolherão seus novos prefeitos e prefeitas. Para que o rito maior da democracia possa transcorrer em condições de igualdade, e para que os futuros gestores encontrem a casa em ordem no ano que vem, foram criadas leis para restringir aquilo que o administrador público pode fazer no último ano de mandato.
Em contato com o portal NC, Lorenzoni informou que vem trabalhando e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101/2000), que impõe um compasso regido pela prudência, diante da perspectiva de um iminente fechamento de caixa.