Eduardo Antunes
Com a entrega dos três novos espaços destinados às crianças, as obras da nova área de lazer da Avenida Presidente Kennedy, estão concluídas e à disposição da população de Marechal Floriano. Além de uma academia, com equipamentos para a prática de exercícios físicos, agora há espaço para caminhada, junto com novos bancos e paisagismo.
A prefeitura concluiu, com piso modular, os três playgrounds, sendo dois para crianças maiores e um, para pequenos de até seis anos, que recebeu novos brinquedos e cercamento. O município alerta que há regras de uso para este equipamento, como a presença e acompanhamento constante de um adulto responsável pela segurança dos menores de seis anos. Há ainda, um servidor responsável por fiscalizar o uso e orientar sobre eventuais dúvidas dos frequentadores.
A pequena Manuela Deorce Santana (foto), de quatro anos, utiliza o novo espaço, onde interage com outras crianças. Seu pai, o escritor e historiador, Valmere Klippel Santana, pode acompanhar de perto o desenvolvimento de sua filha, além de proporcionar a ela um momento para se relacionar com crianças de fora do seu convívio, para melhorar sua vida social e aprender com seus novos colegas, novas formas de se divertir.
“Quem tem filhos sabe da importância de um convívio saudável deles com outras crianças e das atividades lúdicas para fugir das telas. A Manuela adora o parquinho do centro, ainda mais agora, com esse ‘upgrade’ que tornou o espaço mais bonito, seguro e atraente. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, pontuou o pai.
Nos três espaços, há uma variedade de brinquedos para diferentes idades, desde balanço, passando por rampas de escalada, túneis e escorregadores. O piso é feito com material que absorve impacto, reduz a luminosidade do sol e drena a água da chuva. O novo piso modular ainda tem resistência garantida por mais de cinco anos e pode ser referência para uso em outros equipamentos como este.
Ao final das aulas e início da noite, o novo parquinho fica cheio de crianças, onde as famílias participam do desenvolvimento e construção de uma personalidade que seja aberta ao convívio social. O equipamento público não é apenas mais uma opção de lazer, mas sim uma opção para retirar os filhos das telas de telefone e televisão e das “bolhas” que afastam as pessoas e dificultam essa interação.