“Museu sobre imigração italiana e alemã é composto por mais de 800 peças, entre livros, documentos, fotos e mobiliários”.
Redação
Tramita em urgência o Projeto de Lei (PL) 257/2024, que declara patrimônio cultural do estado o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, no distrito de Araguaya, município de Marechal Floriano. O projeto é de autoria do deputado Dary Pagung (PSB), líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales).
Fundado em 1995, o centro cultural está instalado no primeiro edifício destinado ao ensino público do estado. Trata-se de um museu sobre a imigração italiana e alemã na região. Seu acervo é composto de mais de 800 peças, entre livros, documentos, fotos, mobiliários, vestuários e ferramentas de trabalho. O museu é administrado pelos descendentes de Ezequiel Ronchi, seu fundador.
A matéria foi lida em plenário no último dia 8 de maio, seguindo para análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Cultura e Comunicação Social; e de Finanças.