Eduardo Antunes
A 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano foi realizada na noite da última quarta (04) com matérias de grande relevância para a cidade entrando na Pauta. Algumas foram encaminhadas às comissões e outras foram deliberadas pelo Plenário. Entre elas está o Projeto de Lei do Orçamento municipal para o próximo ano.
De forte apelo para os servidores públicos municipais, o PL que versava sobre o 13º para o auxílio alimentação foi aprovado e o veto sobre emenda ao Projeto de Lei que permitirá o pagamento da complementação salarial da categoria da enfermagem, mantido. Os vereadores justificaram o voto mantendo o veto do Executivo, como sendo a melhor saída para o pagamento do piso da enfermagem de forma mais rápida e outras questões legais que impediam que a matéria vigorasse por vício de constitucionalidade da emenda ao Projeto de Lei.
Renato Werneck usou a Tribuna para criticar a terceirização do laboratório, localizado no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva. O tucano pontuou que, se a terceirização piorar o serviço prestado, ele não está de acordo. A crítica do parlamentar vem com base na redução no horário de atendimento, que passou de 17h00, quando era gerido pelo município, para apenas até o meio dia, após passar pela terceirização.
Werneck solicitou que a municipalidade formasse uma equipe de poda de árvores, com contratação de empresa, para evitar situações de acidentes, com queda de galhos sobre residências. O vereador ainda fez o pedido de manutenção na estrada do loteamento Vila Nova, conhecido como ‘loteamento do Sr. Jerônimo’.
Felipe Delpuppo (Rede), também sobre saúde, reforçou a fala de seu antecessor e acrescentou que além da volta do atendimento ampliado do laboratório, na Policlínica, em reunião com moradores de Victor Hugo, foi demandado sobre a dificuldade dos moradores em coletar exames na sede do município.
Delpuppo sugeriu a volta da coleta de exames naquela comunidade, além da presença de farmacêutico, uma vez por semana nas comunidades, para funcionar o serviço de farmácia no interior. O vereador ainda solicitou equipamento de ar condicionado na farmácia básica para melhorar a conservação das medicações.
Natalino bianqui (PRTB) solicitou o projeto atualizado das obras, na Avenida Arthur Haese, uma vez que percebeu alterações em sua execução. Revitalização do trânsito é uma necessidade e, com o início do andamento do projeto, Bianqui pleiteia a participação dos vereadores nesse debate junto ao órgão competente.
Bianqui abordou sobre a inauguração da reforma do Centro de Vivência do Idoso, mediante a constatação da falta de ventiladores, fez o pedido para a instalação do sistema, que irá proporcionar mais conforto aos usuários daquele equipamento público.
Maylson Littig (PSB) anunciou a conclusão do projeto da obra da estrada velha de Soído de Baixo, que há muitos anos, a comunidade vem lutando pela pavimentação do trecho de 6,7 km. Com o projeto em fase de conclusão, o vereador afirmou que levará ao governador do estado, Renato Casagrande, a demanda daquela comunidade, para a pavimentação da via, uma vez que nela transita grande fluxo de caminhões, devido a empreendimentos na região, que alavancam a economia de Marechal Floriano.
Navar Boeno (PSB) busca informações junto ao SINE (Sistema Nacional de Empregos) sobre geração de emprego no município, com vistas a indicar ao Executivo, políticas públicas no setor e avaliação dos números na atualidade. Devido às altas temperaturas medidas na cidade, Boeno solicitou à prefeitura que altere o horário de trabalho, adiantando em uma hora, para garis e outros profissionais, que trabalham sob o sol.
Dodô Krohling (Republicanos) abordou sobre o leilão de veículos e maquinários, realizado pela municipalidade. O valor aproximado de R$ 650 mil arrecadado com o certame, pode ser utilizado para melhorar as condições da frota municipal, sugeriu o parlamentar. Krohling fez críticas ao trabalho do secretário de Interior e Transportes, devido ao que classifica como má gestão na disponibilidade de atendimento às demandas levantadas nas comunidades do interior.
Cezinha Ronchi (PSDB) busca tornar lei a obrigatoriedade de instalação de videomonitoramento nas escolas municipais. Devido a necessidade de manter segura a via municipal e as residências no local, o vereador solicitou, novamente, a construção de um muro de arrimo entre as Ruas, Pimentel e Uliana, situadas no bairro Alagoinha, distrito de Araguaya.
Devido a previsão de fortes chuvas, o vereador Abrão Kiffer (PTB) solicitou ao Plenário, que seja feito uso da Tribuna Livre pelo coordenador da Defesa Civil municipal, para informar aos munícipes sobre os cuidados a serem tomados em situações de calamidade, causadas por eventos climáticos.
Dório Braun (Rede) solicitou a roçagem na estrada de Rio Fundo e o funcionamento das creches, da rede municipal, em tempo integral. Braun ainda fez indicação sugerindo a abertura de caixas secas no interior do município.