quinta-feira,
21 de novembro de 2024

Marechal e Domingos Martins contabilizam seis meses sem registro de homicídio

Por Redação do NC

Os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins, completaram seis meses sem a ocorrência de homicídio, segundo os dados do Observatório da Segurança Pública (Geosp) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Ainda segundo os dados, Domingos Martins registrou 204 dias e Marechal Floriano – 167 dias.

Os dados do Observatório da Segurança Pública estadual apontam que mais da metade dos homicídios registrados no Espírito Santo estão concentrados em apenas cinco municípios: Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória e Linhares.

“O monitoramento estatístico é extremamente importante para nossas ações estratégicas. Assim, entendemos que, como existe um feito para o Brasil, deveríamos ter o Anuário da Segurança Pública para o Espírito Santo. Desde o ano passado amadurecemos a ideia, os parâmetros e metodologias, para poder entregar à sociedade um trabalho de muita qualidade e que reflita, de forma transparente e segura, a realidade do que acontece no Estado. Muitos crimes caíram em 2022, alguns aumentaram, e dentro disso podemos planejar, além das ações diárias, planejamento de longo prazo com mais eficiência. Agradeço a todos os envolvidos”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

Em 2022, o Espírito Santo registrou 1.003 homicídios, 28 latrocínios e 26 ocorrências de lesão corporal seguida de morte, totalizando 1.057 Crimes Letais Intencionais. O dado total representa uma redução de 5,7% com relação aos registros de 2021. O Anuário Estadual da Segurança Pública revela, ainda, que houve redução de 10,3% nos registros de feminicídio.

O Anuário também reúne dados de crimes contra o patrimônio. Em 2022, o Espírito Santo registrou redução de roubo a comércio (26,1%), roubo a residência (19,2%), furto e roubo de veículo (2,1%) e roubo de celular (4,7%). Os crimes de roubo em via pública mantiveram estabilidade e os casos de estelionato aumentaram (25,2%).

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *