Fotos: Ascom/CMMF/Cícero Modolo
Eduardo Antunes
Na noite da última terça (16) a dependências da Câmara Municipal de Marechal Floriano receberam grande público, que acompanhou as discussões e votações em Plenário, onde foram debatidos temas como a apreciação do Projeto de Lei do Executivo, que reajusta o salário dos servidores públicos municipais em 10% sobre os valores atuais.
O vereador Navar Boeno (PSB) solicitou a realização de parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Detran/ES para a instalação de placas, com informações sobre as opções de turismo e lazer nas estradas e rodovias estaduais no município.
Navar Boeno (PSB) |
O socialista também solicitou informações ao Executivo sobre a previsão de instalação de academia popular, no bairro Santa Rita e informou à municipalidade sobre recursos oriundos do Orçamento da União para a pavimentação de ruas, no município.
Felipe Del Puppo (Rede) fez menção ao projeto Agrinho, na oportunidade a professora Verônica Aguieiras apresentou sugestões dos alunos para a prefeitura tomar ações de preservação do meio ambiente, como a colocação de telas nos bueiros para evitar que o lixo entre na rede pluvial e seja carreado até o rio e, também, a doação de mudas de árvores aos moradores ribeirinhos, para plantá-las às margens do rio.
Felipe Del Puppo (Rede) |
O vereador elogiou o recapeamento na região de Barra do Rio Fundo, até proximidades do zoológico, porém solicitou que sejam instalados quebra-molas para aumentar a segurança dos pedestres que utilizam a via. Uma forma de incentivo e valorização dos trabalhadores do campo é o Projeto de Lei 110/2022, de sua autoria. Se aprovado, irá promover a 'Semana Municipal da Agricultura Familiar', no município.
Abrão Kiffer (PTB) |
Abrão Kiffer (PTB) ressaltou a ação do do Executivo, em conceder reajuste de 10% no vencimento dos servidores. O petebista fez coro à fala de seu colega de Plenário, sobre o perigo da velocidade na região de Rio Fundo e reforçou a necessidade de serem colocadas lombadas na via que liga a região à Rodovia BR-262.
Renato Werneck (PSDB) também pautou o assunto reajuste para os servidores. Segundo ele, é obrigação do gestor valorizar o servidor, porém, o tucano pontuou que o servidor é obrigado a atender bem ao público. Ele enalteceu a atitude do prefeito, por ter feito um reajuste significativo no cartão de alimentação, mas lamenta que não foi concedido o percentual de 19% para repor as perdas da inflação.
Renato Werneck (PSDB) |
Em Indicação, o vereador solicitou a sinalização horizontal, com a pintura de quebra-molas, na Rua Belarmino Pinto. Ao final, Werneck criticou as escavações no asfalto nas vias da cidade após serem recapeadas e solicitou, com urgência, a limpeza do leito do Rio Jucu Braço Sul.
Natalino Bianqui (PRTB) ponderou que a reposição salarial dos servidores não é suficiente para repor as perdas da inflação, porém foi o possível. Como solução, o parlamentar sugeriu a reestruturação do plano de cargos e salários para os servidores públicos municipais.
Natalino Bianqui (PRTB) |
Bianqui fez solicitação ao Executivo, para a sinalização das estradas do município e iluminação pública na Vila Raach, situada na região de Costa Pereira.
Dório Braun (Rede) |
Dório Braun (Rede) reforçou a necessidade de sinalização, além de quebra-molas, na estrada de Rio Fundo e defendeu seus projetos de Lei, que ajudarão na legalização de um loteamento próximo ao centro da cidade.
Cezinha Ronchi (PSDB) fez relato sobre a necessidade de reforma na unidade de saúde de Araguaya. O presidente da Casa defendeu Projeto de Lei, de sua autoria que, se aprovado, permitirá que a página do Poder Legislativo, na internet, tenha um link, contendo a indicação dos pontos e estabelecimentos frequentados por turistas em Marechal Floriano.
Cezinha Ronchi (PSDB) |
Ronchi elogiou a ação do Executivo, ao pavimentar estradas vicinais, com pedras de calçamento, que permite as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo. O tucano reverberou a preocupação dos colegas de Plenário, com relação aos perigos na estrada de Rio Fundo, que utiliza com frequência.