Redação
Um projeto interdisciplinar envolvendo a Biologia e a Matemática foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Média (EEFM) Elvira Barros, em Afonso Cláudio, com a turma da 3ª série do Ensino Médio, no início desta semana. Os estudantes foram divididos em grupos com quatro integrantes cada, com o objetivo de escolher um equipamento ou instrumento que evolui ao longo do tempo.
Os estudantes apresentaram um protótipo que ilustrasse a aplicação dos conceitos científicos envolvidos na evolução do equipamento escolhido pelo grupo: motor a vela; humidificador e purificador de ar; pulmão na garrafa pet e cata-tampinha.
O objetivo do projeto foi trabalhar o processo de aprendizagem como um todo, evidenciando as finalidades da tecnologia no cotidiano dos alunos, por meio da interdisciplinaridade e do conhecimento envolvido durante as etapas de produção. O intuito foi mostrar que o crescente avanço tecnológico muda a compreensão do mundo, muitas vezes causando a necessidade de que nos readaptemos a esse modo de vida.
A ação, que foi coordenada pelos professores Nivaldo Grunewald e Keila Camporês da Silva, teve como objetivo promover uma troca enriquecedora de ideias e experiências, promovendo a coletividade e o aprendizado sobre a evolução tecnológica.