Redação
O hábito de jogar lixo às margens de estradas e das vias urbanas, em terrenos baldios ou fora do horário da coleta de lixo, as vezes por pessoas vindas de outros bairros e que tentam se livrar do lixo, tem ocorrido com frenquência em Alfredo Chaves.
Diante desta situação, a prefeitura precisa do apoio da população para manter a cidade limpa, pois quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos, sendo ao mesmo tempo um direito e um dever.
Além de causar mau cheiro, descartar o lixo de forma errada é prejudicial a população e ao meio ambiente, pois atrai vetores de doenças como Dengue, Chikungunya e Zica, traças e animais de ruas.
Como pode ser visto na foto, apesar da cidade contar com o serviço de coleta de lixo as pessoas jogam todo tipo de lixo, mesmo perto de áreas residenciais, muitas vezes próximos aos coletores vazios.
Mediante estas situações, as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente com o apoio do Setor de Fiscalização e Vigilância Sanitária intensificará as fiscalizações com notificação do autor e até responsabilidade criminal, conforme a Lei Municipal Nº172/2007 do Código de Limpeza Pública; a Lei Nº 169/2007 do Código de Postura e Atividades Urbanas, regulamentadas pelo Decreto Nº 1.199/2018.
“O que todos queremos é que o Código de Postura do município seja respeitado. Nossa intenção não é sair multando ninguém, e sim evitar os transtornos causados pelos lixos jogados a céu aberto. Queremos uma cidade limpa e bonita para nós mesmos e para os visitantes.”, destaca o secretário Municipal Serviços Urbanos, Everton Prado.