domingo,
24 de novembro de 2024

Alunos de Vargem Alta lançam vídeo documentário em 360º sobre Meio Ambiente

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lança o vídeo documentário em 360º “Saberes da Mata” no Youtube. A produção é fruto de oficinas do projeto NOSSA MATA EM 360º que alia educação ambiental com realidade virtual de vídeo em 360º. O vídeo aborda a relação das pessoas da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta-ES, com a Mata Atlântica e pode ser assistido no canal do Coletivo Campo Aberto.

 

De acordo com a resolução nº 03/91 do Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Governo do Espírito Santo está aprovado o tombamento da Mata Atlântica e seus Ecossistemas Associados no Estado do Espírito Santo. Ainda de acordo com essa resolução, o município de Vargem Alta está entre os municípios pertencentes ao tombamento da Mata Atlântica. A Mata Atlântica na comunidade de Castelinho é referência internacional, pelo fato de ter sido redescoberto nessa região a saíra-apunhalada, um pássaro que havia sido considerado em extinção por muito tempo.

 

Durante os meses de outubro e novembro, os alunos participaram de oficinas de roteiro, filmagem, edição e exibição. De acordo com Sara Passabon, produtora executiva do projeto, o impacto é o vislumbre e o início da transformação em torno de questões sociais, ambientais e de relacionamento humano. “A arte é uma ótima forma de sensibilizar os jovens. As artes audiovisuais permitem o trabalho coletivo e a mobilização de imagens e sons para representar o mundo, pessoas e sonhos”, afirma Sara.

 

O vídeo conta ainda com interpretação em libras produzido pelo aluno Marcos Henrikson Schiavo sob a orientação da Professora Intérprete de Libras Maria Aparecida Damazio. O projeto NOSSA MATA EM 360º é uma realização do Coletivo Campo Aberto e Paisagem, com o apoio da EXP Filmes e da Secult/ES através de recursos do Funcultura.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *