Foto: Rael Sérgio
Redação
O mês será de muita arte em todo o Espírito Santo. E Cachoeiro de Itapemirim, berço da cultura capixaba e brasileira, vai fazer bonito. É que a segunda etapa do festival Cultura em Toda Parte – Módulo Central Sul acontece entre 30 de julho e 29 de agosto com 66 atrações artísticas, de modo que Cachoeiro é o município com mais representantes: 20 no total.
O evento será online (programação completa no anexo) e exibido sempre de sexta a domingo, a partir das 18 horas, com apresentações artísticas de diversas linguagens: música, literatura, contação de histórias, artes cênicas, artes integradas, cultura popular e cultura afro-brasileira.
As atrações de Cachoeiro no festival são Joaoeascoisasessenciais (música); Amélia Barreto (música); Mudo (música); Margozzo (música); Aroldo Sampaio (música); Laboratório de Montagens Cênicas Epicentro (artes cênicas); Antônio Canzian (artes integradas); HISTARTEL Histórias e Artes Luma Mara (contação de histórias); Folia de Reis Estrela do Mar (cultura popular); Aline Garruth (música); Diego Biazatti (música); A Mala Produções (contação de histórias); Soturno Jazz Band (música); Dunga do Malícia (música); Projeto Feijoada (música); Livia Simão (música); Gavi (música); Duo Brothers (música); Tonny Campbell (artes cênicas); e Cia NÓS de Teatro (contação de histórias).
Das 66 atrações do festival, cinco serão de contação de histórias, 14 de artistas solo, 20 de duos ou trios e 27 de grupos com quatro ou mais integrantes.
Um diferencial do “Cultura em Toda Parte – Módulo Central Sul” é que todas as apresentações são autorais, de modo a valorizar os artistas que se propõem a inovar. Os cachês para os participantes totalizam R$ 296.800,00 em investimento, a partir de recursos da Lei Aldir Blanc.
O festival é idealizado pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), com realização do Instituto Parceiros do Bem e apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Estado (TVE).
As transmissões online acontecem pelo canal do YouTube do Instituto Parceiros do Bem, no link https://www.youtube.com/parceirosdobem; e no canal da Secult: https://www.youtube.com/user/Secultespiritosanto. A TVE também transmitirá todas as apresentações.
1ª Etapa – O “Cultura em Toda Parte – Módulo Central Sul” realizou no primeiro semestre 20 oficinas e 10 palestras online para os fazedores culturais. Foram 15 dias de capacitação a partir de um estúdio montado no Sesi, em Vitória, com profissionais capacitados, 130 horas de conteúdo e 279 participantes de 43 municípios do Espírito Santo.
Fazem parte das regiões Central e Sul as cidades de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Vargem Alta, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Muniz Freire, São José do Calçado, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Serviço: Segunda etapa do “Cultura Em Toda Parte – Modulo Central Sul” acontece de 30 de julho a 29 de agosto com 66 atrações artísticas
– De 30 de julho a 29 de agosto
– Sempre de sexta a domingo, a partir das 18 horas
– Evento online e gratuito
– As transmissões online acontecem pelo canal do YouTube do Instituto Parceiros do Bem, no link https://www.youtube.com/parceirosdobem; e no canal da Secult: https://www.youtube.com/user/Secultespiritosanto. A TVE também transmitirá todas as apresentações.
– Informações: producao.parceirosdobem@gmail.com
– Imprensa: Felipe Izar (27) 9 9807-5636