Redação
Com o objetivo de incentivar a adoção de boas práticas socioambientais por parte dos funcionários no dia a dia das pessoas que atuam nas operações de saneamento, a concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, BRK Ambiental, lançou nesta quarta-feira, 16, o concurso “Cuidado que transforma todos os dias”. A ação integra o Programa Cuidar Mais e premiará as três melhores iniciativas sustentáveis promovidas por funcionários da empresa.
A participação será por meio de vídeos a serem enviados para a comissão organizadora até o dia 21 de setembro. Um júri especializado formado por profissionais convidados ficará responsável pela análise das produções, que deverão ter até cinco minutos e destacar iniciativas que tenham relação com a sustentabilidade e o saneamento básico.
De acordo com a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Bernabé, os funcionários inscritos terão a oportunidade de serem orientados por uma produtora de vídeo. Será proporcionado um encontro virtual para que eles possam esclarecer dúvidas e aprender técnicas de elaboração de roteiro, captação de imagens e, produção e edição de vídeo.
“Com esse concurso queremos despertar a consciência ambiental e ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais para que tenhamos garantia deles no futuro. A ideia é valorizar o empenho dos nossos funcionários e mostrar as ações desenvolvidas para melhorar a vida das pessoas e das comunidades onde vivem, destacando ainda esse compromisso e a mudança de comportamento dentro de suas próprias famílias”, afirma Micheline Bernabé.
Projetos para melhorar a qualidade de vida
Como concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, a BRK Ambiental não só incentiva seus funcionários, como investe para melhorar a qualidade de vida da população e com projetos de sensibilização junto a instituições de ensino e comunidades. Atualmente, a concessionária realiza as obras do plano de investimentos que iniciou em 2018 e irá até 2022, com a modernização e ampliação do sistema de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário em todos os bairros e distritos do município. O investimento nesses trabalhos já chegou a R$ 18.941.089,00.
A BRK Ambiental também finalizou, recentemente, as obras do 11º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão, que ampliou a atuação da BRK, para atendimento de localidades distantes da sede do município. Com isso, foram entregues 24 quilômetros de redes de água nas localidades de Quilômetro Nove, Timbó, Monte Líbano, Morro Grande, Tijuca (Retiro) e Alto Gironda – comunidades que, até então, não contavam com o serviço de abastecimento de água da concessionária.
A parceria com a Floresta Nacional de Pacotuba (Flona), no Programa Sementes de Pacotuba, é outra ação importante para a preservação do meio ambiente. O programa busca a recuperação de áreas degradadas e o abastecimento de áreas de recargas para aquíferos na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, a partir da manutenção de um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas.
Há ainda a usina fotovoltaica, a primeira da BRK no país e colocada em funcionamento em 2019, que permitiu diversificar a matriz energética da concessionária em Cachoeiro com a implementação de uma fonte de energia limpa e renovável. A unidade gera cerca de 18.000 kWh de energia sustentável, em uma média mensal de aproximadamente 1.500 kWh.
Segundo Bruno Ravaglia, diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, o trabalho de conscientização na área ambiental precisa ser forte e constante, já que é um dos principais desafios da concessionária no dia a dia. “O trabalho de modernização e ampliação dos serviços de água e esgoto que estamos fazendo estará comprometido se a população não fizer o consumo consciente de água e o uso correto das redes de esgoto. É importante que todos colaborem, o que inclui realizar a ligação regular dos imóveis às redes, cuidar para que a rede de esgoto não receba a água de chuva, denunciar as ligações irregulares e destinar corretamente os resíduos sólidos”, ressalta.