A Polícia Rodoviária Federal deteve durante a Operação Carnaval, em locais distintos, dois condutores por evasão de fiscalização e direção perigosa. A primeira ocorrência foi no km 388 da BR 101 em Rio Novo do Sul/ES, e envolveu o condutor de uma motocicleta esportiva BMW S1000 XR.
Agentes da PRF realizavam fiscalização na tarde de sábado(13), no km 404 da BR 101, em Itapemirim/ES, quando verificaram uma ultrapassagem em faixa continua realizada por uma motocicleta no sentido Cachoeiro X Vitória. De pronto foi dado sinal de parada ao condutor da moto que diminuiu a velocidade dando a entender que pararia, mas, ao aproximar-se do policial desviou do mesmo e fugiu da fiscalização.
A viatura então iniciou acompanhamento tático e durante o trajeto os policiais flagraram diversas infrações cometidas pelo condutor enquanto empreendia fuga. Ultrapassagens pela contramão, em curvas e pelo acostamento, inclusive nos perímetros urbanos de Rio Novo do Sul e no distrito de Capim Angola, colocando em risco não só a vida dos demais condutores, quanto a de ciclistas e de pedestres.
Foi montada por outras equipes da PRF um bloqueio total na altura do km 381 da BR 101, na divisa entre os municípios de Rio Novo e Iconha, para interceptar a motocicleta. No entanto, o condutor ao perceber o bloqueio, de forma brusca, fez o retorno no sentido Vitória X Cacheiro.
O acompanhamento por parte das equipes da PRF seguiu até o momento em que no km 388, em Rio Novo do Sul/ES, o condutor adentrou em uma estrada vicinal e deparou-se com uma porteira fechada, quando finalmente, foi alcançado pelos policiais. Foram lavrados 20 autos por infrações diversas, principalmente ultrapassagens indevidas, alcançando o valor de R$17mil reais.
A segunda ocorrência aconteceu nesta segunda-feira (15), no km 446 da BR 101 em Mimoso do Sul, local onde policiais realizavam fiscalização quando um veículo Fiat Strada ao perceber a presença da equipe, deslocou-se para o acostamento e parou o carro. Logo após engatou marcha a ré e efetuou retorno em uma curva sem qualquer visibilidade, empreendendo fuga. Os policiais de pronto iniciaram o acompanhamento tático no sentido Vitória/ Rio de Janeiro.
Foto: PRF/Secom |
O condutor ao notar a aproximação da viatura adentrou em uma via vicinal e logo após pelo interior de uma lavoura de café, parando o veículo quando não foi mais possível prosseguir. Após, abandonou o carro e fugiu a pé, mas foi alcançado e detido pelos policiais. O condutor disse que fugiu da fiscalização por seu veículo estar com o licenciamento vencido.
As ocorrências foram encaminhadas, respectivamente, para as Delegacias de Polícia Judiciária em Itapemirim/ES e de Cachoeiro de Itapemirim/ES.
A PRF alerta aos motoristas que evitem evadir-se das fiscalizações. Essa atitude eleva o nível de suspeita dos policias. Além disso, a fuga cria situações de alto risco para condutores, ciclistas e pedestres.
As consequências, além daquelas afeitas a esfera administrativa, no caso de cometimento infrações de trânsito, podem evoluir para a esfera criminal. A recomendação é sempre respeitar a determinação de um policial e se manter em condição adequada para assumir o volante.