Foto: Divulgação
Redação
O mundo infelizmente está vivendo um caos: desmatamento e queimadas nas florestas, exploração dos recursos naturais, aumento na temperatura, rios e cachoeiras secando. Uma verdadeira tragédia.
Você já imaginou como seria viver em um mundo onde todas as pessoas se unem em prol do meio ambiente e conseguem reverter o caos? Parece a utopia perfeita, não é mesmo?
Essa é a história do livro “A Nuvem Floquinho” da escritora capixaba, ex-moradora de Vargem Grande de Soturno, Isa Colli. A obra voltada para o público infantojuvenil explica de maneira lúdica as consequências desses danos à vida no Planeta Terra.
“A história se passa do ponto de vista de Floquinho, uma nuvem ambientalista que, ao ser avisada pelos amigos passarinhos sobre os problemas no planeta, como a seca, convoca outras nuvens para causarem uma chuvarada nos lugares mais secos e chamarem atenção dos humanos sobre a gravidade da seca”, explica Isa.
Influência positiva
O objetivo do livro é chamar atenção sobre as ações humanas e conscientizar. A escritora acredita que as crianças são o melhor caminho para provocar mudanças e influenciar positivamente os adultos.
No livro, Floquinho ainda conta com a ajuda dos trovões e raios para despertar a curiosidade dos humanos.
Uma das mensagens diz: “Só os humanos podem salvar o Planeta. Quem respeita a Natureza, tem abundância. Não polua os rios e os mares. Use os recursos naturais com responsabilidade. Viva em harmonia com a natureza. Preserve as nascentes e os rios. Não devaste. Plante Árvores.”
“A principal mensagem do livro é que os humanos, os mesmos responsáveis pelos problemas no planeta, são também os mesmos que podem salvá-lo. O que adiantará dinheiro E status se não tivermos água? Como vamos respirar se não tivermos as florestas?”, diz Isa.
Na obra, as nuvens conseguiram unir governantes, líderes comunitários, pesquisadores e estudiosos, que concordaram sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Isa espera que a história possa inspirar as crianças para, assim, mudanças começarem a ocorrer.
“As crianças serão os futuros governantes, líderes comunitários, pesquisadores e estudiosos. Acredito que a conscientização é fundamental na luta pela preservação do meio ambiente. Escrevo para os pequenos por isso, eles são capazes de inspirar a mudança. É o que espero que esse livro faça e todos os outros que escrevi”, afirma.