quarta-feira,
04 de dezembro de 2024

Invasão de hackers ao sistema da prefeitura de Vargem Alta afeta serviços

Foto: Portal Noticia Capixaba

 

Por Rael Sérgio

 

O sistema virtual da Prefeitura de Vargem alta foi invadido no mês de março por hackers. Os criminosos virtuais criptografaram informações de arquivos existentes, comprometendo alguns serviços prestados à população e que são executados por meio do sistema de softwares. A Prefeitura de Venda Nova, também foi alvo por criminosos neste mês, comprometendo alguns serviços. 

 

De acordo com a Prefeitura de Vargem Alta, por esse motivo, alguns serviços estão acumulados e as taxas emitidas pelo setor de Tributação estão paralisadas.

 

O secretário Municipal de Finanças, Frederico Silva, informou ao portal noticiacapixaba.com, que só restou o backup do 16 de janeiro. “Estamos atualizando manualmente para tentar colocar à disposição os serviços que prestamos. Isso envolve a emissão das taxas de um modo geral, envolve alvarás, ISS, ITBI, registros, licenças, pedidos”, explica o secretário.

 

Já de acordo com o secretário Municipal de Administração, Givaldo Luiz Panetto, a rede começou a apresentar problemas no final de março, mas uma empresa especializada já foi contratada e a recuperação do banco de dados está bem adiantada.

 

“Não temos previsão para dizer quando tudo estará normalizado, mas já recuperamos boa parte do nosso sistema. Assim, algumas tarefas como a folha de pagamento dos servidores vêm sendo executadas normalmente, sem paralisação”, informou o secretário.

 

Os setores como Recursos Humanos, na Contabilidade e Tesouraria também foram prejudicados pelo ataque virtual.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *