Foto: Clóvis Rangel
Por Clovis Rangel
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, Alfredo Chaves, na região Sul do Estado, tem motivos de sobra para comemorar. É crescente o número de empreendimentos liderados por mulheres no lugar. Segundo informações do Setor Municipal de Tributação, elas já são quase a metade na categoria de microempreendedores individuais (MEI).
Os dados estão disponíveis no Portal do Empreendedor, que indica o quantitativo de MEI do país. De acordo com o levantamento, num total de 589 MEIs ativos no município sulino, 284 mulheres são mulheres. Ou seja, 48,21% na somatória.
Para a agente de desenvolvimento da Prefeitura de Alfredo Chaves, Natanny Cavalini, esses números apontam uma movimentação crescente da participação do público feminino na saúde econômica de suas cidades e famílias.
"Estamos cada vez mais participativas e emponderadas economicamente. As alfredenses aproveitam suas vivências para explorar o potencial empreendedor, abrindo negócios em nichos do mercado que têm mais afinidade”, garante Natanny.
A MEI Cassiane Rosa Merotto, de 27 anos, é um bom exemplo de empreendedorismo feminino. Há oito anos no mercado da beleza corporal, a massoterapeuta, técnica em estética e estudante de Biomedicina, investe em qualificação e equipamentos para atender, mesmo mãe filhos gêmeos, em sua casa a vasta lista de clientes. Com 30 cursos, um deles conquistou a clientela.
“O Lipoleiser é o que há de mais novo e moderno no Brasil para tratamento não invasivo da gordura localizada. Trata-se de um sistema inovador com tecnologia à laser diodo para redução de gordura localizada, melhora de celulite e do contorno corporal. Não é invasivo, é indolor, seguro, eficaz e traz excelentes resultados. E o melhor: estou com uma promoção nesse procedimento”, garante Cassiane.
Outra inspiração é a Jaluza Peixoto, 32. Quando se viu desempregada, abriu o Minha Bonita, um food truck especializado em macarrão no arado e pratos artesanais. Deu outro sabor para sua conta bancária.
“Fiquei apreensiva, mas nem pensei duas vezes. Hoje faturo mais do que eu recebia. Monto meu food truck em eventos e na avenida principal de minha cidade para vender salgados, porções e chopp artesanal. O hot dog gourmet é o que tem feito mais sucesso ultimamente ”, afirma.
A Elizangela Peruzzo, de 37 anos, também tem uma história de sucesso no microempreendedorismo. Administradora com pós-graduação em Gastronomia, ela consegue gerir uma das principais lanchonetes da região, a Peruzzo’s.
“O segredo da receita é inovação e seriedade com as finanças da empresa. Estou sempre em busca de novidades para o nosso cardápio. Recentemente lançamos o “Macarrão Artesanal ao Molho Gourmet”. Os clientes mais famintos podem escolher saborear a massa acompanhada de molho 4 queijos, molho gorgonzola, molho bolonhesa à moda da casa, molho caseiro de tomate com linguiça calabresa ou molho de queijo cheddar com bacon”, finaliza.