Foto: Marcos Debona
Por Clovis Rangel
Em uma manhã de emoção e muito saudosismo, com a presença de parentes e amigos, a contadora Liliani Fassarella Carletti, lançou no dia 16 de novembro, no ginásio de esportes do distrito de Castelinho, em Vargem Alta, o livro “Família Fassarela”. A obra reúne histórias e curiosidades familiares.
“Família Fassarella” traz a árvore genealógica, fotos antigas e os relatos sobre a origem e a perpetuação dos antepassados italianos que chegaram ao Brasil em 1879.
Segundo a autora, o projeto é um sonho antigo, mas a concretização ganhou força há um ano. “Eu queria contar um pouco da nossa história e para isso realizei um trabalho onde reunimos histórias acerca das minhas origens e da minha genealogia. Para isso contei com a ajuda de muitos familiares, principalmente: Ana Paula Corrêa, Karleyla Fassarella Firmino, Therezinha Fassarela e Reynaldo Fassarella. Agora tenho este trabalho concluído, que dedico à memória de todos os meus parentes vivos e aos que já faleceram, aos meus avós e principalmente ao meu pai, falecido há 25 anos”, diz Liliani.
Moradores da região, líderes políticos e descendentes de italianos de várias partes do Espírito Santo prestigiaram a solenidade de autógrafos, que fez parte da programação do 9º Encontro da Família Fassarella.
O prefácio do livro é do professor Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Roberto Amadeu Fassarella.