Por: Clovis Rangel
Proporcionar conhecimento de forma lúdica e contribuir para a preservação do meio ambiente. É com esses objetivos que a equipe pedagógica da EMEB José Helvécio Altoé, localizada em Boa Esperança, interior de Vargem Alta, desenvolve há quase dois anos o projeto “Desenvolvimento Sustentável – Uma relação comunidade e escola”, onde recolhe embalagens de leite longa vida dos alunos e funcionários e as transformam em caixas para mudas de árvores.
Segundo informações da instituição, durante todo o processo de coleta, temas como degradação, sustentabilidade, plantio, reflorestamento, alimentação saudável, tipos de vegetação, receitas culinárias e artesanato são abordados em sala de aula. E, em paralelo, são realizadas palestras abordando assuntos pertinentes para esclarecer as dúvidas das crianças e mostras de frutas exóticas. A iniciativa é interdisciplinar.
O sucesso tem sido tanto que a escola foi convidada a apresentar a ideia em um renomado evento do setor, como conta a diretora, Mônica Scramussa. “Em junho participamos do Lona de Cultura e Arte na reserva do Grupo Águia Branca. Foi um sucesso”, diz.
Mônica ainda agradece a todos os envolvidos. “Cuidar do meio ambiente é preciso e urgente, pois o mesmo vem sofrendo grandes alterações com ações errôneas do homem. Precisamos cuidar, para resgatarmos uma qualidade de vida para as gerações futuras. Só tenho que agradecer a todos os alunos, a toda a nossa equipe e a todos os envolvidos”.
A iniciativa conta com a importante parceria de um agricultor da região, o senhor Adenilson Pazini.