Foto: Elabore e informação da Ascom/PMF
Aconteceu no último íltimo final de semana, o XIX Festival Ítalo-Germânico – Italemanha 2019. Grandes shows nacionais, apresentações culturais, boa música, danças e comidas típicas tornaram o evento um grande sucesso na Região Serrana no último fim de semana.
O evento realizado pela Prefeitura de Marechal Floriano, com patrocínio do Ministério do Turismo movimentou a cidade. Estima-se que milhares de pessoas passaram pelo evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Durante os três dias do festival (28,29 e 30) lojas e casas enfeitaram as fachadas com as cores das bandeiras da Alemanha e Itália, entrando no clima da festa.
A escolha das rainhas e princesas e o Show de Talentos, na quinta-feira, atuaram como um “esquenta” para o festival.
Já na sexta-feira, a banda Brasitália fez a abertura, trazendo um show típico italiano, misturando ritmos e danças.
Logo em seguida, Paula Matos iniciou a rodada de shows nacionais, a cantora com seu grande talento e belo trabalho vem ganhando notoriedade no cenário nacional.
O show mais esperado da noite foi o do cantor Lucas Lucco, que arrastou uma multidão até o pátio da Italemanha. Muito simpático, o mineiro tirou o fôlego do público que aguardava ansiosamente a apresentação, a multidão cantou junto com o artista os sucessos de sua carreira.
No sábado, a programação teve início com as apresentações do grupo de dança alemã Grünes Tal e do grupo de dança italiana Granelli Dei Monti, que exibiram belas e animadas coreografias.
Depois, a festa ficou por conta da banda os Germanos, aquecendo o público para o primeiro show nacional da noite.
Pela segunda vez em Marechal Floriano, o grupo Sambô trouxe um samba de primeira, encantando e fazendo o público vibrar.
O forró da banda Falamansa marcou a segunda noite do festival, com os grandes sucessos na ponta da língua a galera cantou e dançou, embarcando na alegria e na irreverência do grupo.
A noite se encerrou com as encantadoras mulheres da banda Pommern Mekas, que alegraram a platéia com as mais animadas músicas alemãs.
O cortejo cultural pelas ruas do centro deu início às festividades do domingo (30).
Logo após, ao meio dia, foi a vez do show cultural com Luciano Daré, que trouxe um repertório repleto das tradicionais canções italianas.
Seguindo a programação, as crianças do grupinho de danças alemãs Kinder Tanz, foram um show a parte, encantando o público.
Logo após, a apresentação ficou por conta da banda Cazuadinha. O pátio da Italemanha ficou tomado pela criançada, que aguardava pela apresentação. As cores e as canções voltadas para os baixinhos encantaram não só a garotada, mas também os pais que aprovaram o show.
Em seguida, houve uma bela apresentação de balé, seguida da apresentação cultural do grupo Grünes Tal Schuhplattler, que realizam danças alemãs apresentadas somente por rapazes, o primeiro da modalidade no Estado.
O cantor Ernesto Mathias, subiu ao palco na sequência, fazendo uma belíssima apresentação.
E, encerrando com chave de ouro o XIX Festival Ítalo-Germânico, a dupla Rick e Renner levantou o público. Os cantores dos sucessos “Feiticeira” e “Nois tropica, mas não cai” fizeram sucesso em Marechal.
“A Italemanha foi um sucesso mais uma vez, nosso festival é conhecido nacionalmente, além de ser uma festa muito expressiva para o município e muito importante para a preservação das tradições da nossa cidade”, destacou o prefeito Cacau Lorenzoni.
“Realizamos mais uma festa bem sucedida. Alcançamos a expectativa de público, e tudo ocorreu tranquilamente. Já estamos nos preparando para o próximo ano”, afirmou Maria Goretti Pereira Pinto, secretária de Cultura e Turismo.