Foto: Clovis Rangel
Clovis Rangel
O alfredense Gabriel Donna Benincá, 21, não vê limites para que as artes marciais mudem sua vida. Ele porta a vontade de fazer do esporte um diferencial no seu dia a dia. Porta um desejo incrível de vencer. Ele tem Síndrome de Down e estenose aórtica, uma doença que afeta o fluxo do sangue no coração. Mas isso não o impediu de conquistar a medalha de ouro no Campeonato Estadual de Jiu-Jítsu 2018 e se destacar nas artes marciais.
Há quase uma década treinando em uma academia localizada na sede do município, Gabriel é motivo de orgulho para seu mestre, Filipi Silva. “Nas artes marciais não existem limitações e o Gabriel está aí para provar isso. É um menino dedicado e comprometido, só tem nos trazido muitas alegrias e orgulho”, afirmou.
Quem também se orgulha é o pai do atleta, Osvaldo Benincá. “Ele fala de ser vencedor desde que começou a treinar. Ele quer fazer coisas para deixar todos felizes. Quando ganhou o Estadual, ficou muito contente. É muito emotivo”, disse.
Down não é doença e Gabriel é, no máximo, portador das medalhas que carrega orgulhoso para cima e para baixo. Até chegar ao título campeão estadual, ele conquistou tudo o que disputou no Espírito Santo.