quarta-feira,
23 de outubro de 2024

Gestão de Cacau Lorenzoni é destacada na Câmara de Marechal Floriano

Fotos: Rael Sérgio

Rael Sérgio/Eduardo Antunes

 

A Sessão realizada na noite desta terça-feira (09), na Câmara Municipal de Marechal Floriano, foi repleta de elogios ao Executivo Municipal. A maioria dos vereadores fizeram os discursos e parabenizaram os 120 dias de gestão do prefeito Cacau Lorenzoni. Com a participação popular, os vereadores ainda reivindicaram benfeitorias na cidade e agradeceram ao prefeito pelo atendimento à suas indicações.

 

O Plenário da Casa indicou ao município que troque de local os mastros para bandeiras, situados em frente à Policlínica Ary Ribeiro da Silva e que seja aberta uma baia (área que adentra a calçada para estacionamento de ambulâncias e carros que transportam pacientes para o atendimento na unidade) no local.

 

Vereadores entregam Moção de Pesar à família do Sr. Ademir Pereira de Souza

Os nove vereadores também sugeriram que seja feito um binário no trânsito no entorno da quadra que contempla as ruas Belarmino Pinto e Arthur Gerhardt, que colocaria o fluxo do tráfego em mão única e resolveria o problema de falta de vagas para estacionamento do Cartório Gama até as proximidades da praça central. Ainda foi pedida a regularização fundiária na cidade.

 

Sensibilizados com a situação, os parlamentares enviaram ao superintendente do DNIT – ES um Requerimento pedindo que os semáforos situados na Rodovia BR-262, na entrada e na saída da cidade, funcionem com seu tempo de abertura normal para os veículos acessarem e saírem do centro de Marechal Floriano durante os finais de semana.

 

Joaquim Stein (PTB) apresentou à Casa, Projeto de Lei que altera a data das comemorações do “Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias”, para o dia 04 de outubro.

O vereador também apresentou Projeto de Lei que cria nas escolas municipais o “Programa Jovem Escritor”. Joaquim sugeriu ao chefe do Executivo que realize a troca das lâmpadas comuns da passarela localizada próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros por lâmpadas de led.

 

Felipe Delpuppo (PP) apresentou Projeto de Lei que Inclui a carne de peixe no cardápio da merenda escolar e outro que torna o zoológico, localizado em Rio Fundo, símbolo do município.

O progressista também apresentou projeto para inserir no calendário oficial de eventos do município, as comemorações pelo aniversário dos times do América F. C. e A. E. Apollo XIII. Felipe parabenizou o prefeito Cacau Lorenzoni pelas obras realizadas, como as calçadas, pavimentação de vias e praça com nova pintura.

 

Cezinha Ronchi (PSDB) solicita benfeitorias na comunidade de Victor Hugo, o tucano visitou a escola, que assim como o ginásio de esportes, necessita com urgência de obras para continuar seu funcionamento com segurança.

O vereador, que estuda a história do município e está escrevendo um livro, defendeu seus projetos na Casa para tornar realidade o museu das orquídeas e o memorial sobre a visita de um presidente da República às estações ferroviárias de Marechal Floriano. O memorial Nilo Peçanha deve incrementar o turismo na região, enfatizou.

 

David Klippel (PRTB) através de Requerimento, solicitou que a municipalidade faça a limpeza dos córregos situados na sede de Marechal Floriano, sendo contemplados os cursos d’água com início na empresa Globoaves e a limpeza do córrego batatal, iniciando no bairro Santa Rita até o Rio Jucú.

O presidente da Casa também indicou melhorias na alameda João Merísio, como pavimentação, implantação de rede para drenagem pluvial e substituição de meio fio.

 

Ubaldino Saraiva (PV) reforçou a fala de Cezinha sobre a escola de Victor Hugo e reafirmou o compromisso dos nove parlamentares com a comunidade. Saraiva defendeu que em breve o estatuto do servidor público esteja em debate no Legislativo, para a garantia de direitos dos trabalhadores.

Ubaldino lembra que no dia 06 de junho é comemorada a semana do meio ambiente e enaltece dois proprietários, que mantém em seus sítios, uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN).

 

O parlamentar convida a todos para um evento em uma das reservas para que as pessoas possam conhecer a propriedade e deseja que mais adesões na modalidade aconteçam município.

 

Renato Werneck (SD) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a oferta gratuita de Internet na sede e interior do município, o vereador solicita a contratação de mais um profissional em fisioterapia, ele alega que a demanda é de aproximadamente 130 pacientes na fila de espera.

Werneck criticou a licitação que obteve como vencedora uma empresa de outra cidade para a prestação de serviço de transporte escolar, segundo o parlamentar, aproximadamente trinta famílias do município deixarão de trabalhar no transporte.

 

Renato anunciou a compra, por parte da prefeitura, de uma nova ambulância e também a venda do terreno onde funcionava um antigo hospital, para a aquisição de uma área na parte baixa da cidade para a construção da policlínica infantil.

 

Diony Stein (PMDB) agradeceu ao prefeito por tê-lo escolhido como líder na Casa, o peemedebista se dispôs a ser um elo para ajudar a implementar políticas públicas para o bem da população.

O líder do governo agradeceu ao chefe do Executivo pelo atendimento ao pedido de recolocação dos bancos na calçada próximo ao Ciretran e informa que agora solicitou melhoria na iluminação  na Unidade de Saúde Cezar Vello Puppim e reforça o pedido de David Klippel para a limpeza dos rios e córregos da sede.

 

João Cabral (PSDC) fez um balanço dos primeiros cento e vinte dias da atual administração e ressaltou que agora o prefeito atende a população e deveria ser sempre assim, pois o político trabalha para o cidadão.

Sobre a atuação em parceria com o Legislativo, Cabral reforça que vê muitos agradecimentos e pedidos de vereadores sendo atendidos pelo Executivo, como a reforma do parque infantil, as áreas verdes e paisagismo com manutenção e obras de pavimentação e nas calçadas.

 

Dodô Krohling (DEM) justificou sua atuação como fiscalizador, o Democrata afirmou não ser contra nada feito em prol da comunidade,  mas seus pedidos de cópias dos documentos sobre licitações são para obter transparência sobre os gastos dos recursos públicos.

Dodô denunciou a má qualidade da água em Santa Maria. Na oportunidade, lembra que há um funcionário a menos na equipe de tratamento da água para a região. "Em uma unidade educacional a responsável está comprando água mineral para as crianças beberem", denuncia.

 

O parlamentar encerra sua fala ao descrever a dificuldade de trabalhar e atender a toda a demanda dos pacientes do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) que dividem o carro com a equipe de Soido de Baixo. Dodô solicita um veículo exclusivo para a localidade e também aponta a insuficiência do atendimento por pediatra e a falta de coleta de exames laboratoriais em Santa Maria.

 

Clique aqui e confira pauta com as matérias da 7ª Sessão Ordinária de 2017

Clique aqui para baixar e conferir as matérias da 7ª Sessão Ordinária de 2017

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *