quinta-feira,
31 de outubro de 2024

Escritora visita a Escola Mauro Christo, em Marechal Floriano, e faz palestra para os alunos?

A EMEF Mauro José Christo, em Marechal Floriano, recebeu uma importante visita nesta terça-feira, dia 12. A escritora Neusa Jordem Possatti, autora de 15 livros, fez palestra para os alunos e encantou a todos com a sua simpatia e simplicidade para falar.

Durante a conversa, a autora falou um pouquinho sobre a vida dela, as histórias publicadas e os personagens dos livros. Ela também respondeu a várias perguntas feitas pelos alunos. Ao final da palestra, estudantes apresentaram uma pequena peça de teatro adaptada de um dos livros da escritora.

Nascida em Muniz Freire – uma das 11 cidades que compõem a região do Caparaó – Neusa contou de onde vem a inspiração para escrever. “Toda a minha escrita é voltada para nós, capixabas. Nos meus livros, todas as histórias acontecem em lugares daqui do Espírito Santo. É muito gostoso falar de nós, sobre nós e sobre o nosso jeito de olhar o mundo.”

Neusa é autora de livros de poesia, histórias de vários personagens e romances. Atualmente, escreve uma história romanceada sobre a Insurreição de Queimado, o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. Esse fato aconteceu em 19 de março de 1849, no município da Serra.

O livro mais recente de Neusa é “Ciça e a Melhor do Mundo”, em que a personagem principal tem a vida muito parecida com a da Marta, eleita cinco vezes, pela FIFA, como a melhor jogadora de futebol do mundo. “Busquei informações e fiz pesquisas sobre a Marta para criar essa personagem. Ela jogava futebol descalça e jogava com os meninos. É a história da Marta. E eu não a conheço pessoalmente”, revelou Neusa.

A escritora teve uma obra selecionada para as duas maiores feiras de livros do mundo: A Feira de Frankfurt, na Alemanha, e a Feira de Bolonha, na Itália. Os livros foram vendidos para todos os países de Língua Portuguesa do mundo.

“O livro literário tem a função de fazer o leitor entrar na história, imaginar e trazer aquela história para a vida dele, por causa daquele personagem que ele leu. É incorporar as ações do personagem no dia a dia dele, fazendo o leitor pensar e agir da mesma forma que o personagem”, explica a autora.

IMG 2986

Para escrever um livro, Neusa contou que, primeiro, imagina a história. “Eu fico imaginando os personagens e as aventuras que eles vão viver. Essa é a melhor parte. Depois, começamos a trabalhar com as palavras para transcrever os pensamentos. Aí, é a parte mais trabalhosa, mas é gostosa de fazer.”

Ela lembrou que, nos personagens dos livros, coloca muitos acontecimentos da própria vida. “São momentos que fazem parte da minha infância, da minha vida e da minha história.

Fã de Cecília Meirelles, Neusa revelou que, em casa, tem um cantinho especial, preparado para trabalhar e escrever os livros. “Quando escrevo os romances, é mais fácil usar o computador. Mas, para os poemas… Ah! Esses eu prefiro escrever à mão e a lápis. Adoro!”

Para finalizar, Neusa deixou um recadinho para todos os alunos. “A gente só conversa, fala, se expressa e escreve bem quando a gente lê.”

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *