terça-feira,
22 de outubro de 2024

Postes instalados em calçadas atrapalham tráfego de pedestres e comerciantes em Marechal Floriano

Rael Sérgio.

Troca de Gestor Municipal, e o problema de vários postes de energia instalados nas calçadas estreitas no centro da cidade de Marechal Floriano, vêm sendo questionada tanto pela população quanto pelos comerciantes.

Segundo o comerciante Edinho Denadai, esse problema vem se alastrando há anos. Ele disse que os postes vem atrapalhando tanto o cadeirante quanto o pedestre, porque a via fica interditada, restando às pessoas passarem pelo acostamento ou “espremidas”, e até correndo o risco de serem atropeladas.

O comerciante disse ainda que são três postes, sendo dois na avenida principal, e um na Rua do Banco do Brasil, ao lado de um hotel. “O prefeito prometeu na sua campanha que iria resolver esse problema, mas até o momento nada foi feito”, lamenta o comerciante.

20150105 112126

A EDP informou que a instalação dos postes citados pela reportagem, segue as Normas Brasileiras quanto aos critérios de elaboração de projetos de redes de distribuição de energia elétrica e, antes da realização de qualquer obra, os projetos são aprovados com as Prefeituras Municipais e órgãos competentes.

A empresa disse através de nota, que o caso de instalação de postes nas vias públicas definidas por “guias” (ou seja, o meio-fio da calçada), a Concessionária segue a delimitação já existente. Nos locais onde não existem “guias”, a empresa solicita às Prefeituras Municipais a definição de “futuro alinhamento”, para garantir o posicionamento correto dos postes.

A EDP ressalta, ainda, que a solicitação de realocação de poste deve ser feita pelo interessado à Distribuidora (Prefeitura Municipal e órgãos competentes), que irá analisar as responsabilidades e definir os custos da obra. Caso seja identificado que a responsabilidade é do solicitante, os custos ficarão a cargo do mesmo, de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulamentador do setor.

A reportagem ligou para o celular do prefeito Lidiney Gobbi durante a última sexta feira (27), mas a ligação caiu na caixa postal. Foi deixado um recado via whatsApp na tarde do sábado (28), mesmo assim, não retornou a ligação.

A reportagem também ligou para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luis Magno Farias, mas o telefone chamou até caiu na caixa postal.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *