Ana Paula Mill.
Seis alunos de escolas públicas e particulares de Marechal Floriano foram vencedores do “Concurso de Desenhos e Frases”, com o tema “DIGA NÃO À VIOLÊNCIA E AO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES”. A premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) no auditório da Câmara Municipal de Marechal Floriano. O concurso foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O trabalho teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
O plenário da Câmara de vereadores ficou lotado de alunos e professores. Todos aguardavam o resultado com ansiedade. Os primeiros lugares de cada categoria (Infantil, Infantojuvenil e Juvenil) ganharam uma bicicleta. Os alunos classificados em segundo lugar faturaram um tablet.
Na categoria Infantil, as duas ganhadoras são da EMEF Victor Hugo. Em primeiro lugar ficou Ester de Souza e, em segundo, Graciele Reis Dias. Na categoria Infantojuvenil, quem levou o prêmio Ana Clara Demoner, do Centro Educacional Integração, e o vice-campeão foi Alan de Salles Viana, da EMEF Sítio Rupf. Já na categoria Juvenil, a grande vencedora foi Sofia Stein Coimbra, da EEEFM Victorio Bravim, e a segunda colocação ficou para Gilcimar Schunk, da EEEFM Emílio Oscar Hulle.
“É muito gratificante estar aqui recebendo esse prêmio, que é uma conquista para todos nós”, disse Sofia, vencedora da categoria Juvenil, ao receber a bicicleta. O desenho dela veio acompanhado da seguinte frase: “Denunciar a violência e o abuso sexual é abrir a gaiola de um pássaro que estava cativo, preso à corrente dos ressentimentos, triste, sem cantarolar a suave melodia da bela liberdade de viver”.
O vice-campeão da categoria Juvenil, Gilcimar Schunk, também enviou o seu desenho acompanhado de uma frase: “Para algumas crianças, o pesadelo não está em um sonho, mas dentro de suas próprias casas”.
Sobre a questão da violência e do abuso sexual contra crianças e adolescentes, o prefeito Lidiney Gobbi ressaltou: “Hoje, temos a nossa casa de passagem aqui no município. Ficaria muito feliz se não tivesse ninguém lá dentro, pois seria um sinal de que não tinha problemas. Mas estamos aqui para atender a todos e fazer valer o direito das pessoas. Todos vocês que participaram desse concurso já são vitoriosos. Sei que vão ter primeiros e segundos lugares. Mas esses que ganharam estão representando todos vocês.”
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas, disse que o município está pronto para fazer o atendimento necessário às pessoas que precisarem: “Marechal Floriano tem, hoje, uma estrutura de atendimento que nunca teve. Estamos em parceria com o juizado e com o Ministério Público. Todo esse trabalho que fazemos é de prevenção. E só vamos nos considerar vitoriosos quando conseguirmos diminuir o índice de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes no nosso município.”
A secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein, frisou que a escola tem um importante papel quando se trata de temas como esse: “A escola tem um grande papel, que é defender nossas crianças, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Temos a obrigação de proteger. Aqui em Marechal Floriano, temos um trabalho conjunto para garantir todos os direitos às nossas crianças e adolescentes.”
O vereador Cesar Ronchi – autor da Lei 1.280, de 18 de Julho de 2013, que institui no Município de Marechal Floriano a Semana Municipal de Proteção da Criança e do Adolescente – ressaltou que a denúncia é muito importante para acabar com os abusos. “Eu digo para vocês, que são jovens: denunciem. Não tenham medo. Procurem os órgãos públicos, inclusive a Câmara, que também está de portas abertas para todos vocês, porque aqui é a casa do povo”.
Já o presidente da Câmara de Marechal Floriano, João Cabral, lembrou que o município tem um índice grande de violência, levando-se em consideração o número de habitantes. “Mas nós estamos juntos nessa luta. Vamos dar as mãos e fazermos, unidos, o nosso papel de cidadão.”
Para a organizadora do concurso, Fábia Ferreira Pereira Pascoal, coordenadora do CRAS, o objetivo do trabalho foi alcançado. “Houve um grande empenho de todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e particular, de Marechal Floriano. Todos os colégios receberam as palestras, que aconteceram entre junho e agosto, e incentivaram os alunos a participar do concurso.”
Veja quem são os vencedores do Concurso de Desenhos e Frases, e os desenhos na galeria de imagem.
INFANTIL
1º lugar – Ester de Souza – 6º ano II – EMEF Victor Hugo
2º lugar – Graciele Reis Dias – 5º ano I – EMEF Victor Hugo
INFANTOJUVENIL
1º lugar – Ana Clara Demoner – 7º Ano – Centro Educacional Integração
2º lugar – Alan Salles Viana – 5º Ano – EMEF Sítio Rupf
JUVENIL
1º lugar – Sofia Stein – 2º ano do Ensino Médio – EEEFM Victorio Bravim
2º lugar – Gilcimar Schunk – 3º ano do Ensino Médio – EEEFM Emílio Oscar Hulle