terça-feira,
22 de outubro de 2024

Marca histórica com a chegada do Trem das Montanhas em Matilde

Rael Sérgio/Dirceu Cetto.

O Trem das Montanhas foi recebido com grande festa na Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves, na tarde deste sábado (24). O passeio inaugural ficará marcado pelos moradores da localidade que compareceram em grande número, para prestigiar a chegada do trem. A empresa paranaense Serra Verde Express irá operar o serviço, que já vem sendo realizado até Araguaia, todos os finais de semana e feriados até Matilde.

Além do prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, participaram da primeira viagem o a primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande, a secretária de Estado de Turismo, secretariados municipais, vereadores, Diomedes Caliman Berger, representantes do Sebrae, o prefeito de Marechal Floriano Lidiney Gobbi e o prefeito de Domingos Martins.

O Trem das Montanhas irá desembarcar em Matilde todos os finais de semana e feriados após a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Cada final de semana Araguaia e Matilde irão revezar a parada maior para almoço, nas demais estações a parada será de 20 a 30 minutos. A saída de Viana será antecipada para às 9h, devido o percurso estender até Matilde”, informou o coordenador local da empresa paranaense, Matheus Gonçalves.

Fiorin comentou emocionado que a vinda do trem para Matilde é um marco para impulsionar o turismo na região. “Hoje estamos lembrando-se do nosso passado. Essa estação sempre ficava lotada diariamente como hoje. O Trem das Montanhas irá aumentar o fluxo de turistas no distrito de Matilde e na região e ainda favorecer para a divulgação das belezas naturais das montanhas capixabas. Peço aos empreendedores sempre, vamos explorar o turismo, não o turista, para ele querer voltar ao nosso município outras vezes”, disse.

“É um sonho executado. Esse projeto foi um grande presente para a região que agora ganhou mais um lindo percurso”, disse a secretária estadual de Turismo.De acordo com a Secretaria de Turismo de Alfredo Chaves, os usuários do trem das montanhas poderão apreciar na parada em Matilde, a cachoeira Engenheiro Reeve, o túnel de Matilde, a centenária estação, além conhecer pousadas, restaurantes e sítios da agroindústria local. Somente no distrito, há oferta de nove restaurantes e cerca de 500 leitos nas pousadas da região.

A estação de Mathilde é a maior da região e tem atrativos diferenciados às demais como o antigo Viradouro e peças antigas utilizadas na época da operação do trem de passageiros, que encerrou suas atividades no início da década de 80.“Estamos revivendo o nosso passado, quando utilizávamos o trem de passageiros para irmos até Vitória. Essa estação era muito movimentada”, disse  moradora de Matilde.

Atualmente o Trem das Montanhas Capixabas inicia o percurso na estação de Viana e passa pelas cidades de Domingos Martins (Vale da Estação), Marechal Floriano (Centro e Araguaia). A litorina, com capacidade para até 56 passageiros, circula todos os fins de semana e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta.

De acordo com Gonçalves, a partir desse novo destino, o percurso até o novo local levará cerca de três horas, com 60 km, incluindo paradas em todas as estações do trajeto.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *