Vargem Alta realizou durante a manhã de ontem (23/09), no Salão de Obras Sociais, centro da cidade, seu primeiro Fórum de Educação Ambiental, no Município. A iniciativa é uma parceria com Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O Programa Estadual de Educação Ambiental foi ainda coordenado pelas Secretarias Municipal de Educação e do Meio Ambiente, que pretendem promover ações a serem desenvolvidas no Município.
O intuito do programa foi discutir e encontrar soluções para problemas cada vez mais comuns na região serrana do Estado, como por exemplo, os problemas ambientais relacionados à escassez de água, contaminação de alimentos, destinação incorreta do lixo, entre outros.
Na abertura, foi realizada uma mesa redonda, onde foi discutido o histórico da educação ambiental no Espírito Santo com participação de técnicos do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e em seguida, também discutiram o tema “Educação Ambiental: sobre a contribuição do Comitê para Enraizamento da Educação Ambiental no Município”.
Durante a programação, os alunos da Escola Presidente Luebke, apresentaram o projeto da horta sustentável, e as alunas da Escola Guilherme Milanezi, destacaram o projeto que desenvolveram com a produção de álcool a partir de resíduos de banana, mostrando casos concretos das ações de educação ambiental nas escolas.
No final, aconteceu uma oficina para redescobrir as potencialidades da região, e traçar caminhos, onde foram apresentadas em plenária as construções dos grupos e constituído o Comitê Municipal de Enraizamento da Educação Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Thadeu Orletti, destacou que as discussões levaram as propostas para a elaboração do seminário regional. “Foi muito produtivo, onde conseguimos colocar as nossas propostas para o Plano Estadual de Educação Ambiental e esperamos colher os frutos desta plenária no menor prazo possível, pois o meio ambiente não pode esperar”, destacou.
“Quero parabenizar também a secretária de Educação Cleyde Marin e sua equipe pela realização em conjunto deste evento, onde compartilhamos informações sobre a relevância da educação ambiental e o que podemos fazer para avançar no desenvolvimento das ações”, completou o secretário.