sexta-feira,
03 de janeiro de 2025

Geral

1ª Exposição Nacional de Orquídeas a partir desta sexta-feira (01) em Venda Nova

Entrar em um orquidário é uma experiência deliciosa. O primeiro deslumbre é visual. Uma profusão de cores e formas que torna difícil a missão de eleger a flor mais bonita, ou a mais exuberante. Melhor deixar que os especialistas decidam isso!

A segunda impressão é o cheiro. Um aroma adocicado com um fundo de baunilha toma conta do ambiente. Quem entende do assunto fala que o melhor horário para apreciar o perfume dessas flores é pela manhã, momento em que as plantas exalam sua fragrância para atrair os insetos polinizadores.

A terceira impressão é a paixão de quem cultiva. Orquidófilo que é orquidófilo não apenas conhece as plantas, ele sabe tudo sobre elas. Observa os detalhes: o formato das pétalas, a simetria do conjunto. Nada escapa aos olhos atentos desses apaixonados.

Presente que muda a vida

orquidea18

Fábio Jacob Tesch é engenheiro florestal. Trabalhou por um longo período em uma importante indústria de celulose do Estado. Um presente mudou sua carreira. “Ganhei uma orquídea, uma Cattleya amethystoglossa. Foi o início de tudo”, conta o orquidófilo, que começou sua coleção em 1991 e hoje acumula mais de 30 mil orquídeas em seu orquidário em Marechal Floriano.

A paixão é tanta que Tesch já descobriu quatro novas orquídeas. Uma delas em Alfredo Chaves, uma em Marechal Floriano e outra em Santa Teresa. “Não é simples cuidar de orquídeas. Dá muito trabalho. Mas é um trabalho que também dá muito prazer”, conta o engenheiro.

Satisfação e trabalho

orquidea3

Trabalhar com orquídeas, além da satisfação pessoal, também pode ser um excelente negócio. Há plantas que custam R$ 15 mil, R$ 20 mil. Outras, a contar pela raridade e simetria, podem chegar a valores ainda maiores. Mas é um exercício que demanda paciência e conhecimento, segundo o orquidófilo Heron Gonçalves.

Gonçalves, que tem um orquidário em Venda Nova do Imigrante, diz que é possível viver com o cultivo das plantas. “Vivo das orquídeas. Hoje, a procura cresceu muito, há plantas caras, mas há outras mais acessíveis ao consumidor que quer presentear, por exemplo”.

Venda Nova do Imigrante já é considerada o maior banco genético de orquídeas do Estado. Na cidade, são seis produtores e, além das várias espécies encontradas no município, há as flores híbridas, resultado do cruzamento entre linhagens.

E neste final de semana, a cidade vai ficar ainda mais florida. A partir desta sexta-feira (1º) até domingo, dia 3 de maio, acontece a 1º Exposição Nacional de Orquídeas no ginásio de esportes da Escola Fioravante Caliman. O evento é gratuito e aberto ao público. São esperados visitantes de outros Estados e países. “O objetivo é fazer negócios mas, principalmente, mostra o potencial da cidade”, explica Gonçalves.

Segundo o Secretário de Agricultura, Sávio Filete, Venda Nova é referência na produção dessas espécies, além de contar com importantes laboratórios na propagação dessas plantas. “Esperamos que o evento tenha a participação de toda comunidade, além de várias pessoas e amantes das orquídeas de outros Estados, que já vem mantendo contato com a organização no desejo de participar”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES