Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Marechal Floriano Política

Política


Retirada de radar, em trecho que já registou dezenas de mortes na BR-262, é tema de debate quente no Plenário da Câmara de Marechal Floriano

 

07.06.2021

 

 

Foto: ASCOM-Cícero Modolo

 

Eduardo Antunes

 

A nona Sessão Ordinária, seguida de uma Sessão Extraordinária, na noite desta última terça (01) no Plenário Pedro Schunk, foi de provação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e do Refis, programa de parcelamento de dívidas relativas aos impostos municipais. O debate esteve forte sobre a questão do trânsito, onde os parlamentares criticaram fortemente a iniciativa do Governo Federal, através do DNIT, que retirou um radar, em trecho perigoso, antes de uma ponte com curva, próximo à entrada de Rio Fundo, na BR-262.

 

Os parlamentares agradeceram o diretor do Detran/ES, Givaldo Vieira, que atendeu ao pedido dos representantes municipais e deslocou uma equipe para refazer a sinalização horizontal de trânsito. A Secretaria de Interior e Transporte também recebeu agradecimentos dos vereadores, devido a reabertura e cascalhamento de várias estradas rurais, em todo o interior de Marechal Floriano.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

Renato Werneck (PSDB) defende que o município realize parceria para a instalação de um Instituto Federal (IFES) na sede do município. De acordo com o parlamentar, uma iniciativa com este propósito, seria bem recebida no Governo Federal. Ainda na área educativa, o tucano solicitou a pintura na escola Elisiário Ferreira Filho.

 

Abrão Levi Kiffer (PTB)

 

Abrão Levi Kiffer (PTB) demonstra insatisfação com a retirada do radar na Rodovia BR-262, km 48, na entrada de Rio Fundo. Segundo o petebista, o redutor de velocidade no local evita mortes naquele trecho, onde houve vários acidentes, com dezenas de vítimas fatais. 

 

O ex-presidente da Câmara, Jacinto Catelan, e mais três funcionários perderam a vida em um acidente no local, onde várias mortes foram registradas, como a mais trágica, que vitimou, entre adultos e crianças, sete pessoas, após o veículo cair da ponte estreita, dentro do rio.

 

Coquinho, como é conhecido, revelou que, por poucos centímetros, não sofreu um acidente no trecho, quando uma carreta quase colidiu como o veículo onde trafegava. A comunidade do entorno planeja fazer um protesto, com o fechamento da pista. Por sua vez, o vereador protocolizou um Ofício, destinado ao DNIT, para que o órgão federal reinstale o redutor.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) falou sobre a importância da implantação de ciclovias na cidade. O parlamentar relatou que presenciou um acidente em que uma ciclista havia sido atingida por um veículo. O socialista também solicitou informações sobre se há previsão de início da captação de esgoto na Rua Ida Rupf, em Costa Pereira.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

 

Felipe Delpuppo (Rede) solicitou a roçagem na Rua Germano Schunk e alertou sobre o perigo do tráfego no local, onde o mato esconde um barranco, que pode ocasionar em acidente, se o serviço não for realizado. O parlamentar também questionou sobre o motivo em que os garis não estão recebendo adicional de insalubridade. Delpuppo aguarda resposta da prefeitura sobre uma solução para esta questão.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) solicitou à Polícia Militar que efetue a fiscalização de trânsito sobre os veículos, que estacionam sobre as calçadas, e motocicletas com escapamento modificado. O vereador comentou sobre o problema da falta de estacionamento e de calçadas no centro de Marechal Floriano.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) indicou a municipalidade que realize a manutenção no veículo utilizado na limpeza de fossas sanitárias residenciais. O vereador alerta que o valor cobrado por empresa, que realiza este serviço de forma particular, é inacessível para a maioria dos florianenses. Placas de sinalização indicativa para as comunidades do interior são de utilidade para o turista e para aquele que visita à cidade, de acordo com Braun. Ele pede a instalação da sinalização para este fim.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) se mostrou indignado com a retirada do radar, no trecho perigoso da rodovia federal, se somando a fala do colega de Plenário, Abrão Kiffer. O presidente da Casa agradeceu ao atendimento de demanda da comunidade de Taquaral, onde o transporte escolar ampliou o itinerário para as proximidades das residências dos estudantes que residem nesse local.

 

Ronchi informou que a Universidade Federal do Estado do Espírito Santo está realizando, por meio da equipe de arqueologia do professor, Celso Perota, um trabalho de visita a locais onde pode haver artefatos de civilizações passadas.

 

Em Santa Maria, um artefato indígena foi encontrado pela equipe e será destinado a um museu, localizado no município. O tucano também falou sobre a necessidade de o município efetivar o serviço disque-silêncio, pois há um problema com os carros que transitam com som alto, o que atrapalha o descanso de pessoas idosas e enfermas.

 

A íntegra dos discursos e votações, você pode conferir no link: 

https://www.facebook.com/cmmfes/videos/1181406805709007

 

ERRATA:

Na reportagem: Projeto de Lei, aprovado em Marechal Floriano, que determina obrigação de denúncia em caso de maus-tratos contra animais, tem repercussão nacional (noticiacapixaba.com), informamos que o Projeto de Lei sobre proteção animal, de autoria do vereador Felipe Delpuppo, haveria sido sancionado pelo prefeito, porém houve promulgação da Lei por parte do presidente do Legislativo, uma vez que o chefe do executivo não se manifestou dentro do prazo legal, quanto ao veto, ou sanção da matéria. Em casos como este, de vacância, por parte do Executivo, cabe ao chefe do Legislativo promulgar a lei, que passa a vigorar após sua assinatura.

 

 

Clique e comente a matéria

Comentários


07/06/2021 - Olavo Fonseca

BR muito perigosa


 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web