Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Cultura

Cultura


Cine; Ema 2019 divulga filmes selecionados

BRK Ambiental patrocina festival Nacional de Cinema Ambiental que será realizado em setembro, em Cachoeiro de Itapemirim

 

08.08.2019

 

 

Foto: Debora Benaim

 

Redação 

 

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo divulgou a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas Metragens 2019 e Mostras Paralelas. Foram recebidas 139 inscrições avaliadas por um comitê formado por especialistas na área. A seleção contou com a direção de curadoria de Ursula Dart, coordenadora de projeção do festival. Além dos filmes inscritos, outras obras foram convidadas pelo comitê para integrar a seleção.
 

O evento é tradicionalmente patrocinado pela BRK Ambiental, que reforça a importância do festival em Cachoeiro de Itapemirim, que, neste ano, recebe o evento nos dias 13 e 14 de setembro, no distrito de Burarama. “A ideia é trazer para Cachoeiro ações que promovam cultura e contribuam com a educação socioambiental das comunidades”, afirma a responsável pela Comunicação da empresa em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Carvalho.
 

Segundo Rosa Malena, promovendo a consciência social e ambiental nas comunidades é possível também transmitir as noções de pertencimento e cooperação, buscando soluções locais para desafios que são globais. “Utilizar o trabalho socioambiental, por meio de iniciativas como o Cine.Ema, é mais um passo que damos para a construção de uma Cultura de Saneamento”, destacou.
 

Para a 5ª Mostra Nacional Competitiva foram selecionados 11 curtas-metragens dos gêneros ficção, animação e documentário, que representam nove estados brasileiros: Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba. As obras selecionadas terão caráter competitivo e disputam o troféu de reconhecimento do festival.
 

Já a Mostra do Cine.Eminha, que difunde filmes ambientais para a garotada, conta com quatro títulos, que representam três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra é realizada pela segunda vez consecutiva e integra outras atividades musicais, teatrais e reflexivas para as crianças.
 

O comitê de seleção do Cine.Ema 2019 foi formado pela doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tetê Mattos; pelo diretor da Yaneramai Films, Marcelo Cordero; pela doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, Solange Alboreda; e pela diretora e mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes, Ursula Dart.

 

Uma novidade trazida pelo festival em 2019 é a realização da 1ª Mostra Mulheres, evidenciando a força e o lugar do feminino na relação com a natureza e o audiovisual. Foram selecionadas quatro obras dirigidas por mulheres de regiões como Pernambuco, Espírito Santo, Pará e Colômbia.

 

O Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o apoio da TV Gazeta Sul - afiliada Rede Globo, e patrocínio da BRK Ambiental, do Banestes e do Grupo Águia Branca.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web